Justiça nega pedido do governo Trump para liberar arquivos de Epstein

A Justiça dos EUA negou a divulgação de documentos do caso Jeffrey Epstein nesta quarta-feira (20), rejeitando o pedido do governo Trump para torná-los públicos.

O juiz Richard Berman declarou que o Departamento de Justiça não seguiu o precedente estabelecido de manter o sigilo dos documentos do grande júri, observando que as informações contidas nesses documentos são escassas em comparação com todo o arquivo investigativo que já está em posse do governo.

“As informações contidas nas transcrições do júri do caso Epstein são insignificantes em comparação às informações e materiais da investigação em posse do Departamento de Justiça”, escreveu o juiz.

O Departamento de Justiça se recusou a comentar a decisão de Berman. Este é o terceiro juiz federal a se recusar a divulgar transcrições e provas relacionadas a Epstein de um grande júri.

 

A decisão ocorre em meio à pressão para que o governo Trump divulgue mais informações sobre os arquivos de Epstein, especialmente depois que altos funcionários prometeram fazê-lo.

“O governo é parte lógica na divulgação pública abrangente dos arquivos de Epstein. Em comparação, a atual moção do grande júri parece ser uma ‘distração’ do escopo e da amplitude dos arquivos de Epstein em posse do Governo”, escreveu Berman.

O juiz acrescentou que outro motivo convincente para manter os registros selados são “ameaças potenciais à segurança e privacidade das vítimas”.

Anteriormente, o Departamento de Justiça (DOJ) começou a recuar em suas promessas de divulgar mais informações sobre o caso Epstein em maio e minimizou a situação. A procuradora-geral Pam Bondi alertou Trump em maio que seu nome aparecia nos arquivos.

Leia mais

Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética
Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84

Mais lidas hoje