João Fonseca perdeu pela primeira vez em sua carreira na rodada inicial de um Grand Slam, ao ser superado nesta segunda-feira (19) pelo americano Eliot Spizzirri por 3 sets a 1 (parciais de 6-4, 2-6, 6-1 e 6-2) em sua estreia no Aberto da Austrália.
Nunca até agora o brasileiro, um dos jogadores mais promissores do circuito e sensação das temporadas recentes, havia ficado de fora da segunda fase de um “major”. Em sua segunda participação no Aberto da Austrália, Fonseca demonstrou que ainda está longe de seu melhor momento, sendo batido por um rival de menor repercussão no circuito.
Spizzirri precisou de duas horas e 41 minutos para vencer uma das partidas que mais concentrou as atenções em sua carreira. Estreante no Aberto da Austrália, o americano conseguiu superar pela segunda vez a primeira fase de um Grand Slam – a anterior ocorreu no Aberto dos Estados Unidos.
Apesar da pouca experiência em torneios de relevância no tour, o jogador de Greenwich, de 24 anos e que ocupa atualmente sua melhor posição no ranking mundial (85º), soube aproveitar a instabilidade de Fonseca.
O brasileiro esteve longe do nível que no ano passado o levou a vencer jogadores como o russo Andrey Rublev, então nono colocado do ranking, e que em 2025 lhe rendeu seus primeiros títulos, em Buenos Aires e Basileia. Dessa vez, Fonseca chegou à Austrália condicionado por sua situação física e por uma lesão nas costas que o obrigou a desistir do torneio de Brisbane.
O vencedor do Next Gen Finals de 2024 tentou reagir e deu essa impressão no segundo set. No entanto, caiu novamente e não ofereceu resistência à melhora e solidez de seu rival, que frustrou a estreia do brasileiro em 2026, marcada por mais de 35 erros não forçados.
Spizzirri, que obteve a maior vitória de sua carreira, jogará na segunda rodada contra o vencedor do confronto entre o italiano Luca Nardi e o chinês Yibing Wu.

