João Fonseca estreou com derrota no ATP 250 de Bruxelas, em jogo contra o holandês Botic van de Zandschulp.
Esse foi o primeiro torneio de Fonseca como cabeça de chave, no início do calendário europeu em quadras duras indoor.
O brasileiro entrou no torneio como 45º do mundo, enquanto van de Zandschulp ocupa a 84ª posição no ranking da ATP.
Como aconteceu
No primeiro set, em uma quadra muito rápida, Fonseca foi o primeiro a conseguir uma quebra, abrindo 3/2.
Ele manteve o alto nível e chegou a ter mais um break point, para abrir 5/2, mas Zandschulp acabou confirmando o saque.
A chance desperdiçada custou caro, já que logo em seguida o holandês aproveitou problemas no saque do brasileiro e devolveu a quebra, igualando o set em 4/4.
Ele e João confirmaram seus saques seguintes, até que, com o set em 5/6, com João sacando, Zandschulp melhorou o nível da devolução, enquanto Fonseca continuou lutando com o próprio primeiro saque.
Depois de 6 set points, o holandês acabou levando o primeiro set com parcial de 5/7, em 1 hora e um minuto.
Já o segundo set começou com João confirmando seus games sem dificuldade e conseguindo uma quebra em um momento de muitos erros de saque de Zandschulp, incluindo duas duplas faltas, que permitiram ao brasileiro abrir 4/3.
Pouco depois, ele teve a chance de conseguir mais uma quebra e fechar o set em 6/3, mas Zandschulp conseguiu segurar o bom momento de Fonseca e confirmar o game.
E assim como no primeiro set, a falta de assertividade “castigou” o brasileiro: o adversário acabou crescendo no jogo e devolveu a quebra, igualando em 5/5 e, sem seguida, confirmando o próprio game, fazendo 5/6.
O set acabou indo para o tie-break, que foi completamente dominado por Zandschulp. O holandês venceu Fonseca, com parciais de 7/5 e 6/6 (7/2).