O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou na tarde desta quinta-feira (22) um comunicado no X dizendo que irá concorrer à reeleição. “Sou candidato à reeleição do governo do estado de São Paulo e irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte para tirar a esquerda do poder”, declarou.
Mais cedo, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que Tarcísio “não tem a opção de ir contra” a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Planalto.
Na mesma postagem, Tarcísio também informou que visitará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Papudinha em 29 de janeiro. “Irei visitar o presidente Bolsonaro, a quem sou e serei grato e leal, na próxima quinta-feira para prestar o meu total apoio e solidariedade”, escreveu.
Interlocutores avaliam que Tarcísio ficou extremamente desconfortável com a pressão que vem sofrendo para apoiar publicamente o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, em sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Por isso, o governador cancelou a visita que faria hoje ao ex-presidente.
Segundo um membro do alto escalão do Palácio dos Bandeirantes, declarações recentes de Flávio à imprensa, citando que Bolsonaro pediria apoio mais explícito ao filho, foram lidas como ameaças. Pesam, também, as recentes declarações de membros do PP sobre o assunto.
“Tarcísio quer demonstrar que não aceitará essa subserviência. O que está acontecendo é quase uma ameaça velada”, disse uma fonte, sob condição de reserva, à coluna. Na terça-feira, após conseguir autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) para visitar Bolsonaro – em uma lista pedida pelo próprio ex-presidente, Tarcísio voltou atrás e pediu o adiamento do encontro.
Em nota, o governo de São Paulo afirmou apenas que “a visita do governador Tarcísio de Freitas ao presidente Bolsonaro será adiada a pedido do governador para cumprimento de compromissos em São Paulo” e que uma nova data seria solicitada. O comunicado não detalhou, no entanto, quais agendas motivariam o cancelamento. Para pessoas próximas, Tarcísio está muito incomodado com as declarações de Flávio.

