Adolescentes australianos receberam notificações do Instagram nesta quarta-feira (3) alertando que menores de 16 anos terão suas contas banidas.
Uma conta do Instagram gerenciada pela Reuters, cadastrada como um jovem de 14 anos de idade, recebeu a notificação. Os alertas foram enviados em várias levas nas últimas duas semanas para usuários que o aplicativo acredita terem menos de 16 anos.
“Devido às leis da Austrália, em breve os menores de 16 anos não poderão mais usar as redes sociais”, dizia a mensagem.
Os usuários que recebem a notificação têm duas opções: comprovar que têm mais de 16 anos ou de fazer download seus dados pessoais antes que sua conta seja desativada.
O alerta veio após o parlamento da Austrália aprovar uma lei que proíbe o uso de redes sociais por adolescentes menores de 16 anos.
De acordo com a nova lei, as big techs devem tomar “medidas razoáveis” para impedir que usuários menores de idade acessem serviços de mídia social ou enfrentarão multas de quase 50 milhões de dólares australianos (R$ 193 milhões).
A Meta começará a desativar as contas afetadas a partir de quinta-feira (4), disse a empresa. A proibição deve afetar aplicativos como o Snapchat, TikTok, Facebook, Instagram, Reddit, X e até o YouTube.
A lei que determinou a proibição entrará em vigor a partir de 10 de dezembro.

