INSS suspende contrato com a Crefisa após aposentados denunciarem irregularidades

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta quinta-feira (21) a suspensão cautelar do contrato com a Crefisa S.A., responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários. A empresa havia vencido 25 dos 26 lotes do Pregão Eletrônico de 2024, que definiu os bancos autorizados a operar os novos repasses. A decisão foi motivada por uma série de reclamações recebidas pelo INSS por meio de sua ouvidoria, do portal Fala.BR e de órgãos como Procons, Ministério Público Federal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo o instituto, os principais problemas relatados envolvem atrasos ou recusas no pagamento, exigência de abertura de contas e venda casada de produtos, portabilidades não autorizadas, falhas no atendimento presencial e falta de estrutura em postos de atendimento. De acordo com o INSS, a medida tem caráter preventivo e vale apenas para novos benefícios, com o objetivo de proteger os segurados. O órgão ressaltou que não tolera práticas que prejudiquem ou causem constrangimento a aposentados, pensionistas e demais beneficiários.

Em nota, a Crefisa afirmou ter recebido “com surpresa” as informações sobre a suspensão e disse não ter sido oficialmente comunicada pelo INSS. “O Banco Crefisa vem prestando regularmente o serviço de pagamento de benefícios desde 2020, sem qualquer interrupção, não havendo reclamação de qualquer beneficiário de que tenha deixado de receber seu benefício, dentre os mais de 1 milhão de beneficiários atendidos em todo o território nacional”, diz trecho do comunicado.  A Crefisa negou atrasos, recusas de pagamento ou limitações para saque e rejeitou a acusação de coação ou venda casada, alegando que menos de 5% dos beneficiários abriram conta-corrente no banco.

A instituição também afirmou que possui sistema de triagem e emissão de senhas e que está implantando melhorias nesse processo. Sobre as reclamações, disse que nenhuma empresa está imune a críticas, mas defendeu que sua taxa proporcional de queixas é inferior a 1%, o que considera um índice baixo. Por fim, a Crefisa reiterou que cumpre integralmente o contrato com o INSS e que atua com “ética, legalidade e boa-fé contratual”.

Leia mais

Variedades
Filhote de ovelha é resgatado amarrado em apartamento invadido no RS
Variedades
Naufrágio em barco de imigrantes na África deixa ao menos 70 mortos
Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil

Mais lidas hoje