Iniciativa ajuda produtores paulistas a recuperar áreas degradadas

Produtores rurais do estado de São Paulo estão recuperando a produtividade de áreas degradadas por meio de uma parceria entre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Segundo o técnico da CATI, Ciro Manzoni, o projeto oferece até R$ 50 mil por produtor, divididos entre o programa Berços d’Água, e o Águas Rurais. No Berços d’Água, o recurso é usado em obras como terraceamento em nível, construção de berços d’água e aquisição de insumos como calcário e gesso, com o objetivo de aumentar a infiltração e reter água da chuva.

Já o Águas Rurais financia a construção de cercas em torno de nascentes e áreas de preservação, instalação de fossas biodigestoras, caixas d’água e tubulações, garantindo o abastecimento das residências e o tratamento do esgoto, promovendo a sustentabilidade e a produtividade da propriedade rural.

O produtor Igor Masirevic, contemplado pelo programa, destacou que a propriedade, localizada em área de transição entre cerrado e serra, passou a reter melhor a água e reduzir perdas com erosão. “As águas agora ficam na terra, aumentaram as nascentes, e a produtividade voltou”, afirmou.

A CAT reforça que a adoção de práticas conservacionistas é um investimento e que os recursos estão disponíveis para produtores de todo o estado, bastando procurar as Casas da Agricultura.

Leia mais

Variedades
Lula afirma que vai disputar quarto mandato durante visita à Indonésia
Variedades
Na Indonésia, Lula defende parceria e cooperação no Sul Global
Variedades
Lula é recebido no Palácio Merdeka para reunião com presidente da Indonésia
Variedades
Idosos são resgatados após serem encontrados amarrados em asilo do RJ
Variedades
Cadela entala em espaço de 18 cm entre muros e exige resgate complexo
Agronegócio
Com tempo firme, plantio de soja avança em SC

Mais lidas hoje