Uma imagem registrada pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, mostra um imponente pilar de gás e poeira com cerca de três anos-luz de altura, localizado na Nebulosa de Carina. A região fica a aproximadamente 7.500 anos-luz da Terra, na constelação de Carina.
A estrutura faz parte de uma área ativa de formação de estrelas e tem seu formato constantemente modificado pela ação de estrelas próximas e pelo nascimento de novos astros em seu interior.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Segundo a Nasa, a radiação e os ventos de estrelas próximas influenciam a forma e a estabilidade do pilar.
Na imagem, o pilar aparece com coloração amarelada e textura irregular, contrastando com nuvens azuladas ao fundo e pontos avermelhados que indicam estrelas distantes. As nuvens de gás ao redor criam um efeito visual que lembra uma montanha envolta por névoa no espaço.
Hubble: o telescópio que mudou a visão sobre o Universo
No dia 24 de abril de 1990 foi lançado ao espaço o telescópio Hubble, uma parceria feita entre a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e a ESA (Agência Espacial Europeia) visando entender melhor o Universo.
O instrumento fica localizado 515 quilômetros da Terra, em uma órbita considerada baixa, e já registrou mais de um milhão de observações durante três décadas. As imagens obtidas pelo telescópio já geraram mais de 20 mil estudos e 1,2 milhões de publicações fazem referência a essas primeiras.
O Hubble foi colocado em órbita para driblar as dificuldades encontradas para observar o espaço diretamente da superfície do nosso planeta. No local em que está, o telescópio evita essas interferências e consegue gerar imagens com mais detalhes e fiéis à realidade

