Há maneiras de aumentar produção de petróleo venezuelana, diz governo Trump

O governo Trump rejeitou na terça-feira (6) as estimativas de analistas de que levaria anos para aumentar a produção de petróleo bruto da Venezuela, afirmando que existem maneiras de impulsionar rapidamente o setor petrolífero do país.

Aumentar a produção de petróleo bruto da nação sul-americana, que possui as maiores reservas de petróleo do mundo, é um dos principais objetivos do presidente Donald Trump, após as forças americanas terem prendido o líder venezuelano, Nicolás Maduro, em uma operação na capital Caracas, no sábado (3).

As exportações do país caíram para menos de 1 milhão de barris por dia, ante mais de 3 milhões de barris por dia duas décadas atrás, em meio a uma prolongada falta de investimentos que deixou sua infraestrutura em ruínas.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO ‘ENORME’

O secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, disse que uma opção seria Washington suspender as sanções contra a Venezuela, que impediram o país de acessar equipamentos cruciais para os campos de petróleo e outras tecnologias necessárias para maximizar a produção.

“Algumas dessas coisas poderiam ser feitas muito rapidamente”, disse ele à Fox Business Network em entrevista. “A oportunidade no lado comercial aqui é realmente enorme.”

O governo Trump planeja se reunir com executivos do setor petrolífero americano esta semana, disse uma fonte à Reuters nesta segunda-feira (5), mas não está claro quando ou quem participará. O secretário de Energia, Chris Wright, tem uma palestra agendada para quarta-feira (7) de manhã em uma conferência do Goldman Sachs em Miami, pouco antes de o CEO da ConocoPhillips, Ryan Lance, fazer comentários a portas fechadas.

Trump afirma que a indústria americana poderia expandir suas operações na Venezuela em menos de 18 meses, possivelmente com a ajuda de subsídios.

“Acho que podemos fazer isso em menos tempo, mas vai custar muito dinheiro”, disse Trump à NBC News na segunda-feira. “Uma quantia enorme de dinheiro terá que ser gasta, e as companhias petrolíferas vão gastar, e depois serão reembolsadas por nós ou através da receita.”

Trump afirmou na terça-feira, em declarações a republicanos da Câmara dos Representantes dos EUA, que o aumento da produção venezuelana também poderia reduzir os custos de energia para os americanos.

“Temos muito petróleo para extrair, o que vai reduzir ainda mais os preços do petróleo”, disse Trump.

INFRAESTRUTURA DEGRADADA, DESENVOLVIMENTO CARO

Analistas e executivos do setor petrolífero têm se mostrado céticos quanto a uma rápida recuperação do setor petrolífero venezuelano, salientando que a infraestrutura degradada do país exigiria bilhões de dólares e anos para ser superada.

As reservas de petróleo da Venezuela estão entre as mais caras do mundo para explorar, porque o petróleo é tão denso e pesado que exige equipamentos especializados para ser extraído, transportado e refinado em combustíveis utilizáveis.

Com os preços globais do petróleo (LCOc1) em baixa, em torno de US$ 60 por barril, os produtores têm se concentrado em reservas mais baratas e fáceis de desenvolver.

“É difícil imaginar aumentos acima de 300.000 a 400.000 barris por dia no próximo ano, considerando o estado precário da infraestrutura, especialmente das unidades de refino”, disse Daan Struyven, co-chefe de pesquisa global de commodities do Goldman Sachs, na Conferência de Energia, Tecnologias Limpas e Serviços Públicos do Goldman Sachs.

Ele afirmou que a Venezuela só atingiria a produção de 1,5 milhão a 2 milhões de barris por dia no final da década, e provavelmente apenas com apoio significativo do governo dos EUA.

“Não descartaria essa possibilidade, mas isso exigirá tempo e mudanças institucionais significativas”, disse ele.

A Chevron ( CVX.N) é a única grande empresa petrolífera americana a operar nos campos de petróleo da Venezuela. A Exxon Mobil (XOM.N) e a ConocoPhillips (COP.N) tinham histórias marcantes no país antes de seus projetos serem nacionalizados pelo ex-presidente Hugo Chávez, há quase duas décadas.

O Departamento de Energia não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

Leia mais

Variedades
Galípolo se encontra com Andrei Rodrigues na sede da PF
Variedades
Conheça Hamnet, um dos filmes cotados para o Oscar 2026
Sorocaba
Prefeitura convoca sorteados do Casa Nova Sorocaba do Jardim Imperatriz para tratar das próximas etapas do programa
Variedades
Copa 2026: Fifa recebeu 500 milhões de pedidos de ingressos, diz Infantino
Esportes
Weverton se despede do Palmeiras após oito anos
Sorocaba
Exposição “Asas em foco: Retratos da Natureza” poderá ser conferida no Pátio Cianê Shopping a partir desta quinta-feira (15)

Mais lidas hoje