Governo do RJ intensifica monitoramento após fortes chuvas no estado

O governo do Rio de Janeiro intensificou o monitoramento das chuvas após municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana e Costa Verde, serem atingidas pelos temporais que ocorreram na tarde de sábado (21)

Durante o dia, foram registradas 47 ocorrências atendidas por militares. De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros, não há vítimas até o momento.

A situação mais crítica é em Nova Iguaçu, com três deslizamentos e três inundações. Durante o temporal, três carros caíram em um buraco que se abriu no asfalto em frente à Universidade Iguaçu – Nova Iguaçu (Unig), na Avenida Abílio Augusto Távora. A região é apontada como um dos pontos mais críticos.

Além disso, foram registrados um deslizamento em Guadalupe, na capital, e outro em Guapimirim. Segundo o governo, as cidades que mais estão em estado de atenção são Nova Iguaçu, São João de Meriti e Mesquita, além de pontos isolados em Duque de Caxias (Xerém) e Magé.

Por conta das ocorrências, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, fez uma reunião com os prefeitos dos locais atingidos. Ele afirmou que o estado enviou maquinário para auxiliar no escoamento da água e minimizar os impactos das inundações, além de manter contato com concessionárias de água e energia para monitorar eventuais interrupções de serviços.

Alerta, ocorrências e orientações

A Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro emitiu, na tarde deste sábado (21), uma série de alertas e recomendações de mobilização em razão das chuvas fortes que atingem municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana e Costa Verde.

Governo do RJ emite alerta para fortes chuvas no estado

De acordo com o governo estadual, foram enviados alertas de inundação, chuvas intensas e deslizamento, por meio do sistema Cellbroadcast, para os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Petrópolis e Niterói, orientando a população a adotar medidas preventivas e buscar abrigo seguro.

O CEMADEN (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro) também emitiu recomendações de mobilização para altos índices de chuva para Duque de Caxias, São João de Meriti e Petrópolis.

Em Duque de Caxias, São João de Meriti, Mangaratiba e Petrópolis, 13 estações de sirenes foram mobilizadas. Também houve toque de aviso de chuva em 56 estações nos municípios de Duque de Caxias, Magé, Teresópolis e capital.

Em Rio das Ostras, chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento provocaram interrupção temporária de energia elétrica, internet e telefonia por cerca de 60 minutos. Foram registradas ocorrências de corte de árvores em via pública e sobre edificações, atendidas pelos militares do Corpo de Bombeiros.

A orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais e, em caso de emergência, acione os telefones 199 (Defesa Civil municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Na capital fluminense, a prefeitura também registra chuva forte e há registro de pontos alagados e com queda de árvores.

Leia mais

Esportes
Bragantino estuda punir zagueiro que atacou árbitra com falas machistas
Variedades
Melhores opções de investimento: por onde começar com segurança
Variedades
‘O Agente Secreto’ concorre a duas categorias no BAFTA
Variedades
Chuvas e ventos fortes: Naufrágio deixa dois mortos no litoral Norte de SP
Sorocaba
“HumanizAção” acolhe 22 pessoas em situação de rua neste sábado (21)
Variedades
Seis pessoas morrem em acidente de lancha em divisa de SP e MG

Mais lidas hoje