Governo do Rio é autorizado a entrar no Propag para reduzir dívida

O estado do Rio de Janeiro deu novo passo rumo a um modelo mais sustentável de pagamento da dívida com a União. Nessa terça-feira (5), o governo federal autorizou que o Rio deixe o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), o que vai reduzir o pagamento mensal médio de R$ 436 milhões para R$ 119 milhões, de acordo com cálculos do Tesouro Estadual.

Para o processo de adesão ser concluído, algumas etapas ainda precisam ser cumpridas. Alguns aspectos jurídicos estão sendo analisados pela Secretaria de Fazenda e pela Procuradoria Geral do Estado. O governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira passada (29) para tratar da adesão ao Propag, permitindo assim um alívio financeiro no caixa do governo.

Outra frente de trabalho é a avaliação dos ativos que poderão ser utilizados para o abatimento da dívida no momento da entrada no programa. Os esforços do governo estão voltados para concretizar a adesão até o fim de junho.

“O Propag viabiliza o fluxo de caixa do estado, permitindo conciliar as parcelas da dívida com outras despesas necessárias ao funcionamento das políticas públicas”, afirmou o secretário da Fazenda, Guilherme Mercês.
 

A dívida do estado com a União é de R$ 203,3 bilhões.

Leia mais

Variedades
Políticas antitabaco devem ser integradas à saúde da população LGBTI+
Variedades
Braços mais firmes sem exagero: o treino que especialistas indicam para reduzir a flacidez
Sorocaba
Roda de conversa no Clube do Idoso de Sorocaba abordou a questão da violência contra a pessoa idosa
Economia
CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app
Variedades
Aprendizagem evoluiu de ações emergenciais para políticas formalizadas
Variedades
Figuras históricas que foram consideradas loucas, mas estavam certas o tempo todo

Mais lidas hoje