Governo de SP inicia esquema especial de segurança para o Carnaval

Para o Carnaval deste ano, o Governo do Estado de São Paulo conta com um esquema especial de segurança, que se inicia neste sábado (7). A operação prevê reforço diário de 5,2 mil policiais militares nos dias de blocos, megablocos e desfiles, além do apoio de cerca de 2,5 mil viaturas, unidades especializadas e aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar.

O Centro de Operações da PM também vai funcionar com efetivo ampliado e de forma conjunta à Sala de Gerenciamento de Incidentes, que reúne diferentes forças de segurança e órgãos públicos. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), o objetivo é ampliar a capacidade de resposta durante os blocos, megablocos e desfile em situações de risco.

Serão usados 25 drones no monitoramento aéreo de grandes aglomerações, com transmissão de imagens em tempo real para as centrais de comando e controle. A tecnologia deve auxiliar na identificação de ocorrências, deslocamentos fora do previsto e possíveis práticas criminosas.

O Coronel Carlos Lucena, da Coordenadoria Operacional da Polícia militar conta que os drones contribuem na ampliação do campo de visão e permitem “decisões mais assertivas, com melhor direcionamento do efetivo e mais segurança para policiais e foliões”.

A operação também será intensificada em cidades do litoral e do interior que recebem grande fluxo de turistas durante o período. Nessas regiões, o foco é reforçar a segurança em eventos, deslocamentos e áreas de lazer.

O esquema incluirá, ainda, a atuação de policiais militares mulheres no atendimento imediato a vítimas de importunação sexual, em contato direto com a Cabine Lilás do Centro de Operações da PM, responsável por monitorar ocorrências de violência contra a mulher.

Na Polícia Civil, o trabalho será concentrado no atendimento ao público, em ações preventivas e na investigação. Na capital, a Deatur (Divisão Especial de Atendimento ao Turista) terá presença reforçada no Sambódromo do Anhembi, com unidade móvel para registro de ocorrências e um totem digital com orientações de segurança.

As equipes contam com agentes que falam inglês e espanhol.

Policiais à paisana vão atuar em pontos de grande concentração de foliões, com foco na prevenção e expressão a furtos e roubos, especialmente de celulares. O Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) também fará policiamento preventivo em áreas de maior movimento.

Durante o Carnaval, a Polícia Civil vai reforçar o combate a crimes como furtos e roubos de veículos, violência contra a mulher e atos de discriminação, além de ações voltadas à proteção de grupos vulneráveis. As delegacias do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) funcionarão normalmente.

Em todo o estado, as delegacias terão plantões reforçados. A Delegacia Eletrônica seguirá disponível para o registro de boletins de ocorrência, inclusive em inglês e espanhol, para facilitar o atendimento a turistas.

Sob supervisão de Tonny Aranha

Leia mais

Variedades
Onze sobreviventes de acidente com ônibus têm alta médica em Alagoas
Política
Moraes dá 15 dias para RJ enviar imagens de operação mais letal do estado
Variedades
Poupança tem saques de R$ 23,5 bi em janeiro, recorde em um ano, diz BC
Política
O que são penduricalhos, auxílios suspensos pelo ministro Flávio Dino
Variedades
‘Emergência Radioativa’: Netflix revive tragédia do Césio-137, em 1987
Sorocaba
Feira de adoção de cães do Canil Municipal ocorrerá no Parque das Águas neste sábado (07)

Mais lidas hoje