GCM usa spray de pimenta contra ONG em desocupação na Cracolândia

No centro de São Paulo, na região da Cracolândia, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) entrou em confronto com artistas do Teatro de Contêineres Mungunzá e integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Tem Sentimento, na tarde desta terça-feira (19).

Os agentes usaram spray de pimenta e apontaram armas em direção ao grupo que resistia ao processo de desocupação do imóvel ao lado do complexo artístico do Teatro de Contêineres Mungunzá. O prédio está internado e será demolido, de acordo com a prefeitura de São Paulo.

O órgão municipal afirma que o espaço foi “invadido por um grupo de pessoas que utilizava um acesso clandestino feito a partir do terreno do teatro”. Diante da “invasão e da negativa para desocupação” a GCM afirma que foi necessária uma intervenção por parte das forças de segurança.

O grupo, com compromissos artísticos com o governo do estado e a prefeitura, solicitou maior prazo para retirada dos bens no prédio, que, de acordo com o coletivo, está na fila para ser tombado.

Após a ação, o local está trancado e preservado, de acordo com a prefeitura.

Desocupação do espaço

O coletivo busca capacitar mulheres cis e transgênero e situação de vulnerabilidade através do oferecimento de suporte e oficinas de costura oferecidas no local. O complexo do teatro se apresenta como uma ocupação artística, inaugurado em 2017.

Em maio deste ano, a Companhia Mungunzá de Teatro recebeu uma notificação da prefeitura de São Paulo para desocupar o terreno em que hoje fica o Teatro Contêiner Mungunzá. Em agosto, o órgão prorrogou em 120 dias o prazo para desocupação do terreno.

Na negociação com o grupo, a política afirma que “foram oferecidas duas áreas para realocação do espaço cultural. Uma delas tem cerca de 900 metros quadrados, três vezes maior do que o espaço onde o teatro funciona atualmente”. A administração reitera já ter aportado R$ 2,5 milhões em apoio às atividades do grupo. Outra alternativa foi um terreno de 687 m2.

Na época, a prefeitura deu o prazo de desocupação do imóvel  para 21 de agosto de 2025, próxima quinta-feira (21). “A partir desta data, a Prefeitura tomará as medidas cabíveis para retomar a área”, disse o órgão.

Leia mais

Variedades
Ronaldinho Gaúcho encontra Odete Roitman e faz “revelação” sobre novela
Variedades
PF apura desvio de verbas da Lei Paulo Gustavo por servidores em PE e PB
Variedades
Menino de 8 anos fica preso entre pilares de concreto em SC
Variedades
Chefe da Funai sob Bolsonaro é condenado à prisão por perseguir servidores
Variedades
Vitor Roque merece ser convocado para a Seleção? Abel Ferreira responde
Variedades
Árbitro “expulsa” jogadores por engano em Cruzeiro x Atlético-MG

Mais lidas hoje