Galpão que pegou fogo e soltou fumaça tóxica está irregular, diz prefeitura

O galpão de recicláveis que pegou fogo e liberou uma fumaça tóxica na manhã desta sexta-feira (14) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), opera de forma irregular e acumula notificações desde janeiro de 2024 da prefeitura da cidade. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do COMFISC (Comitê de Fiscalização), informou que medidas legais e administrativas já estavam sendo aplicadas contra o estabelecimento.

Já que seguia em atividade irregular, a Prefeitura de Contagem afirma que o imóvel continuava descumprindo decisões anteriores de embargo e interdição.

O proprietário do galpão está sujeito a multas, penalidades legais e medidas judiciais cabíveis uma vez que não cumpriu os protocolos legais.

Equipes da prefeitura estiveram presentes no endereço na tarde desta sexta (14), mas não puderam efetuar a vistoria no local em razão dos focos de incêndio que ainda permanecem. 

O incêndio

O incêndio de grande proporção mobilizou cinco equipes de bombeiros, desde a madrugada desta sexta-feira (14), em Contagem. Segundo o CBMMG (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais), o fogo começou em um lote aberto com materiais recicláveis.

As equipes foram acionadas por volta das 4h05 da madrugada. Nas imagens, é possível ver a fumaça invadir parte da avenida por conta da direção do vento e uma pista está bloqueada no sentido Betim.

Veja vídeo:

Os bombeiros informaram que, até o momento, não há informações das possíveis causas que deram origem ao incêndio e também não há informações sobre a regularidade da atividade de reciclagem que era realizada no local. Nenhum responsável pela atividade apareceu, até o fechamento desta matéria.

“As chamas foram contidas antes que se espalhassem pela vegetação no entorno. Os pequenos focos isolados foram controlados para iniciar o processo de rescaldo”, informou a CBMMG. As guarnições solicitaram o apoio de uma retroescavadeira para revirar o material deteriorado. Pelo menos 50 mil litros de água foram utilizados para combater as chamas.

Leia mais

Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%
Variedades
SP inicia vacinação em gestantes para proteger bebês contra bronquiolite

Mais lidas hoje