Galípolo assina manifesto internacional em apoio à autonomia do Fed e a Jerome Powell

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, assinou nesta terça-feira (13) um manifesto internacional em apoio ao presidente do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, Jerome Powell, e à autonomia das autoridades monetárias. A declaração, divulgada pelo Banco Central Europeu (BCE), reúne líderes de bancos centrais que defendem a independência institucional como elemento central para a estabilidade econômica e o bem-estar social.

No texto, os signatários afirmam estar “em plena solidariedade com o Sistema de Reserva Federal e seu presidente Jerome H. Powell” e destacam que a independência dos bancos centrais deve ser exercida sob o Estado de Direito, responsabilidade democrática e transparência. O documento também elogia a atuação de Powell, descrevendo-o como um dirigente respeitado e comprometido com o interesse público.

Ao aderir à declaração, Galípolo posicionou o Brasil ao lado de autoridades como Christine Lagarde (Banco Central Europeu), Andrew Bailey (Banco da Inglaterra), François Villeroy de Galhau e Pablo Hernández de Cos (Banco de Compensações Internacionais – BIS), além de representantes de bancos centrais da Suécia, Dinamarca, Suíça, Noruega, Austrália, Canadá e Coreia do Sul.

Segundo o BCE, o objetivo da iniciativa é reafirmar o papel técnico das autoridades monetárias em um ambiente global marcado por debates sobre interferências políticas e pressões sobre decisões de política monetária.

Leia mais

Variedades
Entra em vigor lei que autoriza pagamento de retroativos da Covid-19
Política
Lula sanciona lei que autoriza pagamento retroativo a servidores por período da pandemia
Sorocaba
GCM detém dupla acusada de furto em residência na Vila Santa Francisca
Variedades
Gerson chora em apresentação no Cruzeiro ao falar da relação com seu pai
Política
Eduardo Bolsonaro diz que Maduro está sendo mais bem tratado do que o pai: ‘Tenho inveja’
Sorocaba
Curso de férias Eco-Biquinha tem início em Sorocaba

Mais lidas hoje