Gabinete presidencial de Israel nega fala de Trump sobre perdão a Netanyahu

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta segunda-feira (29) seu apoio ao pedido de perdão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmando que o presidente de Israel lhe disse que a clemência “está a caminho”.

“Como não conceder um perdão? Ele é um primeiro-ministro em tempo de guerra, um herói”, disse Trump ao lado de Netanyahu em Mar-a-Lago. “Falei com o presidente Isaac Herzog. Ele me disse que está a caminho.”

O gabinete de Herzog divulgou um comunicado contradizendo a versão de Trump, afirmando: “Não houve nenhuma conversa entre o presidente Herzog e o presidente Trump desde que o pedido de perdão foi apresentado”. Segundo a presidência, há algumas semanas, “Herzog falou com um representante de Trump, que perguntou sobre o pedido e recebeu uma explicação sobre o processo e que qualquer decisão seguirá os procedimentos padrão”.

Trump defendeu publicamente o perdão a Netanyahu pela primeira vez em outubro, durante um discurso no Knesset, o parlamento israelense, em celebração ao cessar-fogo em Gaza. “Ei, eu tenho uma ideia, senhor presidente — por que o senhor não concede um perdão a ele?”, declarou Trump, minimizando as acusações de corrupção como questões triviais envolvendo “charutos e champanhe”.

As declarações desencadearam uma campanha alinhada ao Likud, o partido do premiê, que levou Netanyahu a apresentar formalmente o pedido de clemência em novembro. Em um vídeo que acompanhou o pedido, Netanyahu citou a defesa de Trump, argumentando que um perdão permitiria “que ambos os líderes promovam interesses vitais em um momento de oportunidade passageira”.

Netanyahu responde a acusações de corrupção em três processos por suborno, fraude e quebra de confiança, em um julgamento em andamento que há anos divide a política israelense.

Leia mais

Variedades
Petro diz que Colômbia e EUA terão reunião em 3 de fevereiro
Política
Michelle rebate Allan dos Santos e nega ter endossado Tarcísio ao Planalto
Política
Galípolo se reúne com diretor da Polícia Federal em meio operação contra Banco Master
Variedades
Bolsa Família terá orçamento de R$ 158 bilhões em 2026
Esportes
Palmeiras vence o Santos por 1 a 0 com gol de Allan
Variedades
‘Evidências’ é a música mais reproduzida em shows pelo Brasil em 2025; confira lista

Mais lidas hoje