Gabinete de Crise: SP se prepara para tempestades após calor extremo

A Defesa Civil emitiu, neste sábado (20), um alerta sobre a possibilidade de uma mudança brusca no tempo em todo o estado São Paulo. O órgão deve preparar um gabinete de crise para monitorar possibilidade de temporais no estado.

Em menos de 24 horas, São Paulo pode passar de calor extremo e risco elevado de incêndios florestais, para um cenário de tempestades e ventos fortes. Neste domingo (21), devem ser vistas temperaturas elevadas em todo o território paulista, com máximas que podem chegar a 35°C.

Gabinete de crise

O gabinete de crise será criado para garantir “pronta resposta a possíveis ocorrências graves”, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica ou bloqueios de circulação em rodovias. 

Além disso, o órgão recomenda “atenção redobrada para objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, risco de destelhamentos e queda de árvores; cuidados redobrados para o litoral evitando atividades no mar durante a previsão e atenção com quedas de raio na faixa arenosa”.

Porém, de noite, a aproximação de uma frente fria traz possíveis ocorrências de tempestades acompanhadas de rajadas de vento de moderada a forte intensidade, queda de raios e granizo em diversas regiões.

Início da semana

Já na segunda-feira (22), o fenômeno meterológico deve avançar em São Paulo, o que pode instaurar um quadro de instabilidade generalizada. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios, além da possibilidade de queda de granizo.

Os acumulados de chuva devem ser altos no Vale do Ribeira, em Itapeva, na Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana da Capital, Campinas e Sorocaba. Além das chuvas intensas, o sistema também pode provocar aumento da agitação marítima, com risco de ressaca no litoral.

Frio na terça-feira (23)

Na dia seguinte (23), as condições tendem a ficar estáveis, com chuvas mais fracas e isoladas, especialmente no norte do estado. Há ainda a previsão de queda acentuada das temperaturas, que deverá ser sentida em todas as regiões.

As mínimas podem chegar a 12°C na Serra da Mantiqueira e em Itapeva, 13°C em Presidente Prudente e Marília, 15°C no Vale do Paraíba e 18°C na Baixada Santista.Na capital, a previsão é de mínima de 13°C e máxima de 26°C, o que caracteriza a mudança brusca em relação ao calor registrado no domingo.

 

*Sob supervisão de Thiago Félix 

Leia mais

Variedades
Chefe da Funai sob Bolsonaro é condenado à prisão por perseguir servidores
Variedades
Vitor Roque merece ser convocado para a Seleção? Abel Ferreira responde
Variedades
Árbitro “expulsa” jogadores por engano em Cruzeiro x Atlético-MG
Agronegócio
Em um dia, arroba do boi gordo aumenta quase R$ 8 em Minas Gerais
Variedades
SP: vídeo mostra momento em que criminosos assaltam loja em shopping
Variedades
Mulher e criança se penduram em ar condicionado ao tentar fugir de incêndio

Mais lidas hoje