Filho de Renato Russo notifica Zema por uso de música e governador reage com vídeo do cantor

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se envolveu em uma polêmica com os herdeiros da banda Legião Urbana após utilizar a música Que País é Este durante o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República. A obra, composta por Renato Russo e um dos maiores sucessos do grupo, foi tocada no evento e divulgada também nas redes sociais de Zema, o que motivou uma notificação extrajudicial contra o partido. A notificação foi enviada por Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e responsável pelo espólio da banda. Ele acusa o uso não autorizado da música em uma postagem no Instagram oficial do governador, destacando que não houve solicitação prévia para a utilização da obra em ambiente político-partidário, segundo o jornal O Globo.

Endereçada à sede do partido Novo em Minas Gerais, a notificação exige que Zema e o partido se abstenham de utilizar a música Que País é Este em quaisquer futuras publicações ou eventos, tanto no Instagram quanto em outras plataformas.

Zema resgata entrevista antiga de Renato Russo

A resposta do governador veio poucas horas após a notificação ser tornada pública. Já na madrugada desta terça-feira (19), Zema publicou um vídeo de Renato Russo no qual o cantor aparece, de forma irônica, defendendo valores como “tradição, família e propriedade” e se descrevendo como “um capitalista nato”.

Na legenda, Zema escreveu: “concordo 100% com Renato Russo: um país deve preservar suas tradições, família é a base de tudo, capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza. Viva Legião!” A canção Que País é Este, lançada em 1987, se tornou um dos hinos de crítica social e política do Brasil, marcada por versos que questionam corrupção, desigualdade e a falta de perspectivas.

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje