Fertilizantes: Índice de Poder de Compra indica redução de preços em novembro, diz Mosaic

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de novembro fechou em 1,12, representando uma queda de 3,8% em relação ao mês anterior. Segundo a Mosaic Fertilizantes, a redução indica um cenário favorável para o produtor rural.

Em nota, a Mosaic afirma que a combinação de mercado externo, câmbio e preços dos fertilizantes contribuiu para o movimento. “A variação foi influenciada pelo comportamento das commodities agrícolas, recuo do dólar e redução pontual na aplicação de fertilizantes”, disse.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic, e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e das principais lavouras brasileiras: soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.

Commodities apresentam alta

Segundo comunicado, as commodities apresentaram leve alta média de 0,8%, com destaque para a soja (+2,1%), impulsionada pelo suporte internacional e pelo aumento das compras chinesas após novos acordos comerciais com os Estados Unidos.

O milho também avançou (+2,6%) em virtude da entressafra e da limitada oferta. Já algodão (-1,2%) e cana-de-açúcar (-0,4%) tiveram quedas moderadas. O câmbio contribuiu adicionalmente, com o dólar recuando 0,8% no período.

Preços dos fertilizantes

Quanto aos preços dos fertilizantes, a Mosaic afirma que recuaram cerca de 2% em novembro – antes de novas altas do enxofre, que já ultrapassou os níveis de US$ 500 por tonelada no Golfo Árabe, acumulando altas sucessivas.

“Há também a assinatura antecipada do contrato de fornecimento de cloreto padrão para a China em 2026, em níveis superiores de preço ao visto neste ano. O acordo surpreendeu o mercado por ser sido fechado historicamente como um dos mais antecipado que já se observou”, disse a empresa.

Questões geopolíticas

A Mosaic alerta, ainda, para as questões geopolíticas, que permanecem em evidência, com os recentes acordos comerciais envolvendo China, Estados Unidos e Brasil, o mercado agrícola global tende a maior estabilidade. “A China mantém compras relevantes, mas as negociações globais trazem volatilidade.”

No cenário interno, a empresa recomenda que os agricultores organizem suas compras e recebam seus fertilizantes de forma antecipada, considerando que o plantio do milho safrinha deve se concentrar logo após a colheita da soja, que deve atrasar.

A Mosaic afirma que, com o aumento significativo do uso de sulfato de amônio em relação à ureia, a movimentação nos portos tende a ser ainda maior. “Antecipar operações pode garantir disponibilidade, eficiência logística e melhores condições comerciais”.

Leia mais

Variedades
Não faltarão recursos para o Minha Casa, Minha Vida, afirma ministro
Esportes
Corinthians tem retornos importantes antes da semifinal da Copa do Brasil
Política
Lula determina criação de ‘mapa do caminho’ para reduzir uso de combustíveis fósseis
Variedades
Ouro fecha em queda, apesar de expectativa de corte de juros pelo Fed
Política
Ciro Nogueira elogia Flavio, mas faz alerta: ‘Não pode ser uma decisão só do PL’
Variedades
Alerj inicia votação que pode manter prisão ou soltar Bacellar

Mais lidas hoje