Passageiros da Linha 1-Azul do Metrô enfrentaram lentidão após uma falha em equipamento de via na região da estação Ana Rosa, na manhã desta quarta-feira (29).
O problema, iniciado por volta das 8h30, causou velocidade reduzida e maior tempo de parada nos trens da linha.
Por conta da falha, os passageiros da Linha 3-Vermelha também foram afetados, com reflexos na transferência entre as linhas na estação Sé.
Imagens mostram os transtornos causados pela lentidão na via. Veja:
Nas redes sociais, usuários relataram superlotação nos trens e estações.
Falha na Linha 4-Amarela: veja como pedir declaração para justificar atraso
De acordo com o Metrô, neste momento as composições de ambas as linhas trafegam normalmente. Segundo a companhia, a situação foi normalizada às 10h.
Veja a nota atualizada:
A circulação dos trens na Linha 1-Azul foi normalizada às 10hs, após atuação de equipe de manutenção num equipamento de via na região da estação Ana Rosa que apresentou falha por volta das 8h32. Em razão desta ocorrência, os trens da Linha 3-Vermelha também circularam com restrição de velocidade. O Metrô pede desculpas aos passageiros pelos transtornos provocados.
Falha da semana passada
No último dia 21 de outubro, os passageiros já haviam enfrentado uma manhã de caos na Linha 4-Amarela por conta de uma instabilidade no sistema de sinalização. O problema teve início nas primeiras horas da operação, por volta das 4h40, afetou todo o trajeto entre as estações Luz e Vila Sônia.
A situação provocou lentidão generalizada e maior tempo de parada nas estações, além do fechamento das transferências para outras linhas do sistema metroviário, que chegaram a ficar fechadas por mais de cinco horas.
Por conta da falha, haviam sido fechadas as conexões com as seguintes linhas: Linha 1-Azul, Linha 7-Rubi e Linha 11-Coral (estação Luz); Linha 3-Vermelha (estação República); Linha 2-Verde (estação Paulista-Pernambucanas); e Linha 9-Esmeralda (estação Pinheiros).
Na região da Avenida Paulista, próximo à estação Consolação da Linha 2-Verde, passageiros enfrentaram dificuldades para encontrar meios alternativos de transporte. Muitos recorreram a aplicativos de mobilidade, encontrando preços elevados e baixa disponibilidade de motoristas devido à alta demanda.
Como forma de contornar a situação, o sistema PAESE, com ônibus de apoio para os passageiros, foi acionado entre as estações Luz e Vila Sônia.
De acordo com a ViaQuatro, mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação foram empenhados para resolver o problema.
