Exportações de amendoim crescem 26%, enquanto óleo quase triplica

amendoim

Após um período de forte retração em 2024, a exportação de amendoim brasileiro voltou a crescer em 2025. Foram embarcados mais de 180 mil toneladas entre janeiro e agosto, aumento de 26% ante o mesmo período do ano passado.

O faturamento das comercializações internacionais alcançou US$ 222 milhões (R$ 1,179 bilhão) e foi 100% composta de grãos paulistas, conforme os dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), órgão responsável pelo levantamento.

Como principais destinos ao amendoim brasileiro, destacam-se Rússia (22%); China (21%); Argélia (11%); e Países Baixos (7%), que servem como a principal porta de entrada para o bloco europeu.

Para as associações que representam o setor, chama a atenção, também, o aumento considerável de envio do grão para o mercado chinês, com 35 mil toneladas no total, em um intervalo curto de tempo.

Segundo a pesquisadora do IEA Renata Martins Sampaio, a necessidade de abastecimento do mercado interno da China foi fundamental para o aumento das exportações brasileiras.

“Ela [a China] é a principal produtora mundial de amendoim, responde por pouco mais de 35% do total produzido. Da mesma forma, também é o maior consumidor mundial. Sendo assim, a produção chinesa não foi o suficiente para suprir o seu consumo interno”, destacou.

Óleo de amendoim

Atualmente, a produção nacional de amendoim é de aproximadamente 1 milhão de toneladas para o mercado de confeitaria e de óleo, colocando o Brasil como o sexto maior exportador de grãos de alta qualidade.

De acordo com Renata, outro destaque da safra 2024/2025 foi o avanço expressivo das exportações de óleo de amendoim, que cresceram mais de 170%, somando 98 mil toneladas destinadas principalmente à China (87%) e à Itália (13%). O produto, considerado uma iguaria pela pureza e qualidades nutricionais, ganhou ainda mais espaço no mercado internacional.

Segundo a nutricionista Sizele Rodrigues, da diretoria de Segurança Alimentar (Cosali), ligada à SAA, o óleo de amendoim é naturalmente rico em gorduras poli-insaturadas, especialmente o Ômega 6, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e para a saúde cardiovascular.

“Também oferece vitamina E, essencial para a proteção celular, além de antioxidantes como o resveratrol, substância associada à prevenção de doenças como o Alzheimer”, detalha.

Produção paulista

O estado de São Paulo é o maior produtor nacional de amendoim, responsável por cerca de 86% da colheita do país e o principal exportador da leguminosa.

De acordo com o IEA, o estado produz, em média, mais de 700 mil toneladas por ano, sendo que as principais regiões produtoras são, respectivamente, os municípios de Tupã (13,6%), Marília (12,7%) e Jaboticabal (12,2%).

“O setor do amendoim é motivo de orgulho para o agro paulista, não apenas pelos números históricos de produção e exportação, mas pela sólida base científica construída pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), responsável por variedades que transformaram a competitividade da cultura”, diz o secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim.

O IAC é uma referência em pesquisas com amendoim no Brasil. “O programa de melhoramento genético de amendoim do IAC , de Campinas, é de renome internacional e é o responsável por 80% das variedades cultivadas de amendoim no Brasil”, afirma o pesquisador do Instituto, Ignácio José de Godoy.

Ele salienta que essas variedades foram criadas para beneficiar os produtores, com alta produtividade e resistência a doenças e pragas, bem como para melhorar a qualidade do produto, tornando-o mais competitivo principalmente no mercado externo.

Leia mais

Variedades
Homem é preso após ataque com spray no principal aeroporto de Londres
Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária

Mais lidas hoje