Uma explosão na China deixou pelo menos dois mortos e uma pessoa desaparecida neste domingo (18), segundo os departamentos locais de gestão de emergências e bombeiros, informou a emissora estatal chinesa CCTV.
Pelo menos 66 pessoas foram hospitalizadas após a explosão, sendo três em estado crítico, segundo o relatório.
Imagens de testemunhas oculares divulgadas no domingo mostraram uma enorme coluna de fumaça após a da fábrica de chapas de aço da siderúrgica Baotou Steel Union, na cidade de Baotou, na região da Mongólia Interior, no norte do país.
A Reuters conseguiu confirmar a localização das imagens por meio de prédios, traçado de mapas e placas que coincidiram com imagens de arquivo e de satélite.
A localização da explosão no vídeo também coincidiu com a localização da fábrica de chapas de aço da Baotou Steel Union, mencionada na declaração divulgada pelo vice-prefeito.
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a data do vídeo. O vice-prefeito de Baotou confirmou o dia explosão em uma coletiva de imprensa. O formato da fumaça corroborou com as imagens divulgadas pela mídia local.
As autoridades locais enviaram equipes de resgate ao local para realizar operações de busca e salvamento após o incidente, e a causa da explosão ainda está sendo investigada.

