Um veículo explodiu em frente a um shopping em Guayaquil, a maior cidade do Equador, matando uma pessoa e ferindo várias, informou o Ministério Público do país na terça-feira (14).
Um segundo veículo contendo explosivos foi encontrado nas proximidades, mas não detonou e foi imediatamente neutralizado, disse o Ministro do Interior, John Reimberg, acrescentando que a polícia estava realizando detonações controladas e coletando evidências.
“Os dispositivos foram fabricados profissionalmente por grupos criminosos com o objetivo de semear o caos”, disse Reimberg em uma publicação no X.
O governador da província de Guayas, Humberto Plaza, disse a repórteres: “Foi feito com as piores intenções do mundo, na hora do rush, quando os funcionários estavam saindo, neste horário de pico de movimento de pessoas, esses assassinos vão pagar.”
As autoridades pediram aos moradores que se mantivessem longe da área enquanto as investigações prosseguem. Guayaquil é uma das cidades mais violentas do Equador.
A explosão ocorre após um incidente semelhante no mês passado, quando um veículo detonou em frente à prisão regional da cidade. Não houve feridos nesse caso.