EUA concluem primeira venda de petróleo da Venezuela

Os Estados Unidos concluíram a primeira venda de petróleo venezuelano, avaliada em US$ 500 milhões, de acordo com um funcionário do governo.

Outras vendas de petróleo são esperadas nos próximos dias e semanas, acrescentou o funcionário.

Desde que os Estados Unidos atacaram a Venezuela e capturaram Nicolás Maduro, no início deste mês, o presidente Donald Trump deixou claro que pretende explorar as vastas reservas de petróleo do país.

Trump afirmou na sexta-feira (9) que a indústria petrolífera investiria pelo menos US$ 100 bilhões para reconstruir o setor energético venezuelano, que foi duramente atingido — embora não esteja claro de onde veio esse número.

Os planos do governo para capitalizar o petróleo da Venezuela foram recebidos com certo ceticismo por executivos do setor energético americano reunidos na Casa Branca na sexta (9).

“É inviável investir”, declarou o CEO da ExxonMobil, Darren Woods, a autoridades ao discutir os obstáculos para fazer negócios na Venezuela. “Há uma série de estruturas legais e comerciais que teriam que ser estabelecidas para sequer entendermos que tipo de retorno obteríamos com o investimento”.

Diversos outros executivos também expressaram receio em fazer negócios no país latino-americano em crise. Após uma longa reunião na Casa Branca na sexta (9), Trump e seus principais assessores saíram sem nenhum compromisso significativo de empresas para investir bilhões de dólares no país.

Os detalhes sobre a primeira venda de petróleo venezuelano pelos EUA ainda não estavam claros na quarta-feira (14), mas, em um comunicado, Taylor Rogers, porta-voz da Casa Branca, afirmou que “a equipe do presidente Trump está facilitando discussões positivas e contínuas com empresas petrolíferas que estão prontas e dispostas a fazer investimentos sem precedentes para restaurar a infraestrutura petrolífera da Venezuela”.

Na quarta-feira (14), a Reuters noticiou que o petróleo bruto venezuelano estava sendo oferecido com desconto aos negociadores em comparação com o petróleo de outros países, como o Canadá.

Leia mais

Política
Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça
Variedades
Dupla é presa com Mounjaro roubado em carro furtado e com placas trocadas
Esportes
Goleiro Bruno cancela encontro com o filho Bruninho e cita ‘exigências’ da avó
Sorocaba
Semob altera sentido de tráfego em rua na Vila Progresso
Política
Damares divulga lista de igrejas e pastores citados em requerimentos da CPMI do INSS
Sorocaba
Startup residente no Parque Tecnológico de Sorocaba é a segunda empresa brasileira a vencer prêmio mundial de sustentabilidade

Mais lidas hoje