Estúdio fotográfico é alvo de operação da polícia após golpes em SC

A PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) realizou, nesta segunda-feira (9), a Operação Click Fake, na região central de Florianópolis (SC).

A ação, mediada pela equipe da 1ª Delegacia de Polícia da Capital, resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em salas comerciais vinculadas a estúdios fotográficos investigados por estelionato, associação criminosa e crimes contra o consumidor.

As investigações começaram após denúncias e boletins de ocorrência, relatando que pessoas eram abordadas em vias públicas e lojas com ofertas de fotografias gratuitas ou presentes.

Após as sessões de fotos, as vítimas eram surpreendidas com cobranças de valores elevados e instadas a assinar contratos com cláusulas restritivas, que chegavam a negar o direito de arrependimento.

Vítimas vulneráveis e pressão psicológica

Os depoimentos colhidos pela polícia indicam que o grupo focava em idosos e pessoas em situação de fragilidade, como indivíduos em tratamento de saúde.

As vítimas relataram episódios de pressão psicológica para a realização de pagamentos imediatos, além de indução à contratação de empréstimos e cobranças superiores aos valores informados inicialmente.

Durante a operação, os agentes apreenderam equipamentos fotográficos, celulares, computadores, contratos e fichas cadastrais. O material passará por análise técnica para identificar outros envolvidos no esquema.

Continuidade das investigações

A Operação Click Fake contou com o apoio de delegacias especializadas, como a de DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) e a Delegacia de Homicídios.

A Polícia Civil reforça que as investigações prosseguem e orienta que outras possíveis vítimas registrem o boletim de ocorrência por meio da Delegacia Eletrônica.

Leia mais

Variedades
Carnaval 2026: confira os principais blocos de artistas em São Paulo
Política
Planalto articula troca de relator do PL Antifacção para garantir digital do governo na proposta
Sorocaba
Equipes do “HumanizAção” acolhem 29 pessoas em situação de rua nesta segunda-feira (9)
Variedades
Suzano conclui recompra de ações somando R$ 805 milhões
Política
Motta diz que Brasil está pronto para acabar com escala 6×1
Política
CNJ recebe nova denúncia por importunação sexual contra ministro do STJ

Mais lidas hoje