A PCPR (Polícia Civil do Paraná) realiza uma operação, na manhã desta quinta-feira (23), contra um esquema de tráfico de anabolizantes, medicamentos de origem estrangeira e lavagem de dinheiro. A ação ocorre na cidade de Maringá, no Paraná.
De acordo com a corporação, são cumpridos 18 mandados judiciais na ação que tem como objetivo atingir o núcleo financeiro do grupo.
Do total, seis são mandados de prisão; seis de busca e apreensão; e seis de sequestro de veículos de luxo avaliados em R$ 1,2 milhão, além de bloqueios de contas bancárias.
Produtos disfarçados em chaleiras e panelas de pressão
Segundo a polícia, as investigações começaram quando funcionários dos Correios suspeitaram de algumas encomendas despachadas.
A partir de denúncia, agentes localizaram nos pacotes anabolizantes e medicamentos irregulares ocultados dentro de eletrodomésticos. Os produtos eram disfarçados em objetos como chaleiras elétricas e panelas de pressão.
Foi identificado ainda que a logística de envio interestadual envolvia o uso de remetentes falsos.
Mais de quatro milhões de reais movimentados
Com as apreensões e análises financeiras dos investigados, a polícia identificou uma organização criminosa, com estrutura bem definida.
O grupo teria sido responsável por movimentações bancárias superiores a quatro milhões de reais, valores que são incompatíveis com os rendimentos declarados pelos suspeitos.
De acordo com a corporação, a organização usava empresas de fachada, contas de passagem e técnicas avançadas de dissimulação patrimonial.
A ação busca mais elementos de prova sobre a atividade criminosa para identificar outros possíveis envolvidos no esquema, além de rastrear a origem dos recursos e ampliar a responsabilização criminal.
*Sob supervisão de Tonny Aranha