Especialistas da Embrapa Soja e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) têm percorrido municípios do Paraná para mostrar, na prática, como técnicas no campo podem reduzir perdas e otimizar recursos. A expectativa é alcançar mais de mil participantes em 14 cidades, incluindo Chopinzinho, Nova Prata do Iguaçu, Palotina, Francisco Beltrão, Cascavel, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Floraí, Itambé, Peabiru, Rio Bom, Guarapuava, União da Vitória e Rio Azul.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link!

Segundo o pesquisador André Prando, da Embrapa Soja, “o uso de boas práticas agrícolas permite que a soja se desenvolva de forma vigorosa, competindo melhor com plantas invasoras e aumentando a eficácia de insumos como fertilizantes e defensivos”.
As atividades têm foco no manejo de pragas e doenças, uso eficiente do plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, coinoculação e manejo de solos, com práticas em lavouras e estações temáticas. O objetivo é transformar conhecimento científico em resultados concretos, garantindo maior eficiência e sustentabilidade na produção de soja no Paraná.
Os interessados podem procurar o escritório local ou regional do IDR-Paraná para informações e inscrições.
Programação da Embrapa
O giro de atividades começou no dia 25/11 em Chopinzinho. Nesta quarta-feira (26), as ações foram realizadas em Nova Prata do Iguaçu e Palotina.
Nesta quinta-feira (27/11), as atividades seguem em Francisco Beltrão, à tarde, seguidas por Cascavel (City Farm) na sexta-feira (28/11), pela manhã.
No dia 01/12, o giro continua em Bandeirantes, à tarde, e em 02/12 em Bela Vista do Paraíso, à tarde. Na quarta-feira (03/12), será em Floraí, pela manhã, e Itambé, à tarde. As atividades seguem em Peabiru no dia 04/12, no período da tarde, e encerram em Rio Bom no dia 05/12, à tarde.
