Em quadra com iluminação criticada, Brasil estreia com vitória no Mundial feminino de vôlei

Em busca da sonhada e inédita medalha de ouro, a seleção brasileira feminina de vôlei estreou com uma sólida vitória no Mundial, nesta sexta-feira (22). Jogando em Chiang Mai, na Tailândia, a equipe de José Roberto Guimarães venceu a modesta equipe da Grécia por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/16 e 25/16.

As principais jogadoras da seleção foram Gabi e Júlia Bergmann, com 17 e 16 pontos, respectivamente. Mas a maior pontuadora do confronto foi a oposta grega Mártha Anthoúli, responsável por 18 pontos.

Com o resultado, as brasileiras despontam no Grupo C da primeira fase. A chave tem ainda França e Porto Rico. As duas melhores seleções avançam às oitavas de final. O time nacional volta à quadra no domingo, novamente às 9h30 (de Brasília), para enfrentar as francesas.

Nesta sexta, Zé Roberto escalou a seleção para a estreia com Kisy, Júlia Kudiess, Júlia Bergmann, Diana, Gabi, Roberta e a líbero Marcele. Do outro lado da quadra, o Brasil encontrou uma adversária que não está na lista de favoritas. O time grego não disputava o Mundial desde 2002, data da sua única participação no evento. A equipe europeia é apenas a 31ª colocada no ranking da federação internacional (o Brasil ocupa o 2º lugar). Para piorar, as gregas não contam com sua principal jogadora, a ponteira Anthí Vasilantonáki, lesionada.

Se a vitória da seleção brasileira não surpreendeu, o que chamou a atenção foi o local da partida. Localizada num centro de eventos, a quadra foi criticada pela iluminação ruim, com direito à sombra das jogadoras. Em diversos momentos do duelo, o técnico grego, Apostolos Oikonomou, se mostrou incomodado com a “escuridão” da quadra.

A partida começou com um equilíbrio que durou pouco e logo foi superado pelo domínio brasileiro. Sob a liderança de Kisy, que voltou a ser titular nesta sexta, o Brasil mostrou versatilidade no ataque e abriu vantagem aos poucos até sacramentar uma frente de sete pontos no placar.

Embalado, o time nacional deslanchou no segundo set. Abriu 10/5 sem maior resistência e encaminhou o triunfo na parcial com facilidade. Do outro lado, a Grécia só conseguiu se soltar um pouco a partir do início do terceiro set, sob a liderança de Mártha Anthoúli, principal jogadora da equipe no Mundial.

O time grego esboçou reação na disputa dos primeiros pontos. Mas o Brasil freou rapidamente o jogo das adversárias. Com uma vantagem de oito pontos (17 a 9), voltou a deslanchar na partida e sacramentou a vitória sem dificuldades.

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje