Em pleno verão, apenas uma praia de Salvador está própria para banho, de acordo com o Boletim de Balneabilidade das praias baianas, divulgado na sexta-feira (23) pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Dos 38 pontos monitorados na capital, somente a praia de Cantagalo, na Cidade Baixa, foi considerada adequada para uso recreativo.
Além de Salvador, o levantamento também avaliou outros oito pontos da Costa das Baleias, no extremo sul do litoral baiano. Nessa região, apenas a praia de Guaratiba foi considerada própria para banho.
A Rede Amostral de Monitoramento da Balneabilidade conta atualmente com 147 pontos distribuídos pelo estado, que podem estar localizados em uma mesma praia. As amostras de água são coletadas semanalmente em áreas com maior concentração de banhistas e submetidas a análises laboratoriais.
Avaliação de balneabilidade
O método de análise utiliza um microorganismo como indicador de contaminação, a Escherichia coli, para identificar poluição devidamente fecal de humanos e animais. A partir do resultado, é possível classificar as amostras em Própria (Excelente, Muito Boa, Satisfatória) e Imprópria.
Veja quais são as praias monitoradas em Salvador:
Própria
- Cantagalo
Imprópria
- São Tomé de Paripe;
- Tubarão;
- Periperi;
- Penha;
- Bogari;
- Bonfim;
- Pedra Furada;
- Boa Viagem;
- Roma;
- Marina Contorno;
- Porto da Barra;
- Santa Maria;
- Farol da Barra;
- Ondina;
- Rio Vermelho;
- Buracão;
- Amaralina;
- Pituba;
- Armação;
- Boca do Rio;
- Corsário;
- Patamares;
- Lagoa de Pituaçu;
- Piatã;
- Placafor;
- Itapuã;
- Lagoa de Abaete;
- Farol de Itapuã;
- Stella Mares;
- Flamengo.

