Em mensagem de Natal, Lula volta a defender o fim da escala 6×1

=O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fim da escala de trabalho 6×1, sem redução de salário, durante o pronunciamento de Natal exibido em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta terça-feira (24). O tema foi apresentado como uma das prioridades do governo e deve integrar o debate político e eleitoral de 2026.

No discurso, Lula afirmou que o “direito ao tempo” é uma demanda urgente da população e criticou o modelo de jornada em que o trabalhador tem apenas um dia de descanso por semana. Segundo o presidente, não é justo que pessoas trabalhem seis dias consecutivos sem tempo adequado para convívio familiar, lazer, cuidados pessoais e acompanhamento da criação dos filhos.

A proposta de mudança na jornada de trabalho já tramita no Congresso Nacional em diferentes iniciativas e conta com o apoio do Palácio do Planalto. Uma das principais é a proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê a redução gradual da carga semanal de 44 para 36 horas. O texto foi aprovado em dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Lula afirmou que cabe aos representantes eleitos ouvir a sociedade e transformar a reivindicação em política pública. “O fim da escala 6×1, sem redução de salário, é uma demanda do povo que precisa ser escutada e transformada em realidade”, disse o presidente durante a mensagem natalina. “Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias e que tenha apenas um dia para descansar o corpo e a cabeça, passear com a família, cuidar da casa e se divertir, e acompanhar de perto o crescimento dos filhos.”

Em conversas recentes com jornalistas, o chefe do Executivo já havia sinalizado que o Brasil está preparado para discutir a redução da jornada de trabalho. O tema também vem ganhando espaço no Congresso e no debate público, impulsionado por pesquisas que indicam a jornada e a segurança pública entre as principais preocupações dos brasileiros.

Leia mais

Política
Galípolo se reúne com diretor da Polícia Federal em meio operação contra Banco Master
Variedades
Bolsa Família terá orçamento de R$ 158 bilhões em 2026
Esportes
Palmeiras vence o Santos por 1 a 0 com gol de Allan
Variedades
‘Evidências’ é a música mais reproduzida em shows pelo Brasil em 2025; confira lista
Variedades
Lula sanciona orçamento com previsão de superávit em ano eleitoral
Sorocaba
Aparecidinha recebe nova unidade de Ecoponto no município

Mais lidas hoje