Eleições 2026: Tarcísio e Michelle lideram votos da direita

O cenário político brasileiro para as eleições de 2026 começa a se desenhar com a divulgação de uma pesquisa do Datafolha, que aponta uma vantagem significativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre possíveis adversários. No primeiro turno, Lula lidera com 41% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro, recentemente indicado como pré-candidato da direita, aparece com 18%. A pesquisa, realizada entre 2 e 4 de dezembro, antes do anúncio oficial de Flávio Bolsonaro, entrevistou mais de 2.000 pessoas em 113 municípios, todas em idade de votação. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

Além de Flávio, outros nomes da família Bolsonaro foram considerados na pesquisa. Eduardo Bolsonaro, que atualmente reside nos Estados Unidos, teria o mesmo desempenho que o irmão, com 18% das intenções de voto. Michele Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresenta um desempenho ligeiramente melhor, com 24%. No entanto, Lula mantém seus 41% em todos os cenários. A pesquisa também analisou outros possíveis candidatos, como Tarcísio de Freitas, que aparece com 23%, e outros governadores, cujos números são ainda menores.

A rejeição é um fator crucial no cenário eleitoral. Lula enfrenta uma rejeição de 44%, enquanto 45% dos entrevistados afirmam que não votariam em Jair Bolsonaro ou em qualquer membro de sua família. Governadores como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema apresentam rejeições menores, mas ainda significativas.

Leia mais

Variedades
Homem é preso após ataque com spray no principal aeroporto de Londres
Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária

Mais lidas hoje