Dois soldados dos EUA são mortos na Síria; Trump promete retaliação

Dois soldados dos Estados Unidos e um intérprete civil foram mortos na Síria neste sábado (13), em um suposto ataque do Estado Islâmico que tinha como alvo um comboio de forças americanas e sírias, segundo o Exército dos EUA.

O homem que realizou o ataque era integrante das forças de segurança sírias, disseram três autoridades locais à Reuters. De toda forma, um porta-voz do Ministério do Interior sírio afirmou a um canal de televisão estatal que ele não ocupava nenhum cargo de liderança.

Outros três soldados dos EUA ficaram feridos no ataque.

Trump culpa Estado Islâmico e promete retaliação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou as mortes e prometeu retaliação “muito séria”.

“Lamentamos profundamente a perda de três grandes patriotas americanos na Síria: dois soldados e um intérprete civil. Da mesma forma, oramos pelos três soldados feridos que, segundo informações recentes, estão bem”, disse Trump.

“Este foi um ataque do Estado Islâmico contra os EUA e a Síria, em uma região muito perigosa do país, que não está totalmente sob seu controle”, adicionou.

“O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, está extremamente indignado e perturbado com este ataque. Haverá uma retaliação muito séria”, finalizou.

Agressor foi morto; porta-voz diz que houve alerta

Em um comunicado, o Comando Central dos EUA afirmou que o ataque, realizado por um atirador solitário, ocorreu “enquanto os soldados conduziam uma operação de reconhecimento com um líder importante” na cidade de Palmira, no centro da Síria.

“Forças parceiras” mataram o agressor, escreveu o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, em uma publicação nas redes sociais.

Noureddine el-Baba, porta-voz do Ministério do Interior sírio, disse que a Síria havia alertado sobre a possibilidade de um ataque do Estado Islâmico naquela região, mas que “as forças da coalizão não levaram em consideração os alertas”.

Ele ressaltou que a Síria determinaria se essa pessoa tinha ligações com o Estado Islâmico ou se apenas compartilhava da ideologia do grupo.

Leia mais

Variedades
Polícia prende dois suspeitos após relatos de tiros em praia na Austrália
Variedades
Itália julga extradição de Zambelli em meio a impasse entre STF e Câmara
Esportes
Luis Enrique diz que Flamengo é ‘uma das melhores equipe do mundo’ e prevê duelo ‘muito difícil’
Variedades
Morre aos 95 anos Haroldo Costa, ator, escritor e comentarista de Carnaval
Variedades
Após críticas, Hugo Motta retoma proteção policial para líder do PSOL
Política
Moraes autoriza exame de ultrassom em Bolsonaro a pedido da defesa do ex-mandatário

Mais lidas hoje