Dino diz agora que nem todos os tribunais estão incluídos em decisão

Nesta terça-feira, 19, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou um despacho complementar para esclarecer sua decisão de ontem, que limitou a eficácia de sentenças estrangeiras no Brasil.

Depois de o ato causar confusão, o juiz do STF disse que sua decisão não se aplica a órgãos supranacionais criados por tratados que o Brasil ratificou.

“Os tribunais internacionais cujas competências são definidas em tratados incorporados ao Direito brasileiro não se inserem no conceito de ‘tribunais estrangeiros’”, escreveu Dino. O magistrado lembrou que o país reconheceu a jurisdição obrigatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e, por isso, suas decisões têm força vinculante imediata no Brasil.

Na decisão anterior, Dino havia declarado que leis, ordens executivas e sentenças emitidas por outros países não produzem efeito automático em território brasileiro sem a chancela da Justiça nacional. A determinação foi vista como uma forma de blindar autoridades como Alexandre de Moraes, alvo da Lei Magnitsky. O novo despacho busca afastar críticas de que o STF estaria isolando o Brasil do sistema internacional de proteção a direitos humanos.

Decisão de Flávio Dino prejudica afetados pela tragédia de Mariana (MG)

O ato de Dino atingiu diretamente as famílias da tragédia de Mariana, que buscavam indenizações mais robustas em Londres contra Vale e BHP, controladoras da Samarco.

O entendimento fecha a porta para futuras reparações internacionais, que poderiam acelerar ou ampliar o ressarcimento. Com a decisão, as vítimas do rompimento da barragem da Samarco ficam dependentes das tratativas conduzidas no Brasil, sob a supervisão do STF.

Leia também: “Um comunista no Ministério da Justiça”, reportagem publicada na Edição 145 da Revista Oeste

Leia mais

Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética
Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84

Mais lidas hoje