Derrota do Boca Juniors deixa o River Plate fora da Libertadores após 12 anos

O River Plate não jogará a Copa Libertadores da América de 2026. O time comandado por Marcelo Gallardo não conseguiu a classificação para o torneio. Depois de onze participações consecutivas, o River Plate será ausência na Libertadores. A equipe irá disputar a Copa Sul-Americana na próxima temporada. Para chegar à Libertadores, o River Plate dependia do rival Boca Juniors. A equipe de Gallardo torcia para o Boca conquistar o título do Torneio Clausura na Argentina. No entanto, o time xeneize foi eliminado na semifinal da competição diante do Racing, ao perder por 1 a 0 no domingo (7).

Quarto colocado no ranking nacional na Argentina, o River Plate precisava que o título do Clausura ficasse com Rosario Central, Boca Juniors ou Argentinos Juniors. O Racing está na decisão. A outra semifinal será disputada entre Gimnasia La Plata e Estudiantes. A Argentina já tem seis clubes assegurados na Libertadores do ano que vem: Lanús (campeão da Sul-Americana), Platense (campeão do Apertura), Independiente Rivadavia (campeão da Copa Argentina), Rosario Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors (pela classificação geral). A última vaga fica com o vencedor do Torneio Clausura.

Além do River Plate, os times argentinos que estarão na Sul-Americana de 2026 são: Deportivo Riesta, San Lorenzo, Tigre, Barracas Central e o Racing. Este último ainda pode ir para a Libertadores, deixando a vaga na Sul-Americana para o Independiente.

Leia mais

Política
Câmara vota projeto do devedor contumaz nesta semana, diz líder do governo
Variedades
Setor de restaurantes diz que taxa mínima vai afetar entregas na periferia
Política
CCJ da Alerj aprova revogar prisão de Rodrigo Bacellar
Esportes
Repórteres sofrem agressão e intimidação na última rodada do Brasileiro
Variedades
Argentina planeja acelerar exportação com privatização de rede ferroviária
Agronegócio
Canal Rural lança plataforma gratuita de cotações do mercado físico e futuro

Mais lidas hoje