Xabi Alonso não é mais o técnico do Real Madrid.
Nesta segunda-feira (12), o clube espanhol anunciou a saída do treinador após a derrota na final da Supercopa para o rival Barcelona. Em comunicado oficial, os Merengues afirmaram que a decisão pelo desligamento de Xabi aconteceu em comum acordo.
“O Real Madrid C. F. informa que, de comum acordo entre o clube e Xabi Alonso, foi decidido encerrar sua etapa como treinador da equipe principal. Xabi Alonso sempre terá o carinho e a admiração de todo o madridismo, pois é uma lenda do Real Madrid e representou em todos os momentos os valores do nosso clube. O Real Madrid sempre será a sua casa”, dizia a nota.
Porém, segundo apuração do jornal Marca, não foi bem assim que as coisas aconteceram.
De acordo com o periódico espanhol, Xabi Alonso foi demitido após uma ligação feita pela diretoria, com a iniciativa da troca no comando sendo iniciada pelo Real Madrid. O treinador não tinha a intenção de deixar o cargo.
A conversa abordou diversos temas: análise da temporada, a situação atual da equipe e o futuro do projeto nos Merengues.
Após análise, o clube sentiu a necessidade de mudança no cargo.
Por fim, um dos principais motivos para a demissão foi a dificuldade de Xabi introduzir suas ideias no elenco, enfrentando problemas no vestiário.
Real anuncia substituto
O Real Madrid optou por uma solução interna para substituir Xabi Alonso. O ex-jogador Álvaro Arbeloa foi o escolhido para assumir o cargo.
Ex-lateral do clube, Arbeloa construiu sua carreira como treinador nas categorias de base desde 2020, com títulos em diferentes níveis e destaque para o triplete conquistado com o Juvenil A na temporada 2022–2023.
“O Real Madrid C. F. informa que Álvaro Arbeloa é o novo treinador da equipe principal.
Álvaro Arbeloa foi treinador do Castilla desde junho de 2025 e desenvolveu toda a sua carreira como técnico nas categorias de base do Real Madrid desde 2020. Comandou o Infantil A na temporada 2020–2021, quando se sagrou campeão da Liga; o Cadete A em 2021–2022; e o Juvenil A de 2022 a 2025. À frente do Juvenil A, conquistou o triplete na temporada 2022–2023 (Liga, Copa do Rei e Copa dos Campeões) e voltou a vencer a Liga em 2024–2025.
Como jogador, Álvaro Arbeloa fez parte do Real Madrid em uma das fases mais vitoriosas da história do clube. Defendeu a camisa madridista entre 2009 e 2016, em 238 partidas oficiais. Nesse período, conquistou oito títulos: duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Europa, um Campeonato Espanhol, duas Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha.
Pela seleção espanhola, Álvaro Arbeloa também integrou uma geração histórica, conquistando a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e duas Eurocopas (2008 e 2012). Ele disputou 56 partidas pela equipe nacional”.

