Datafolha: aprovação de Lula sobe e empata com a desaprovação em 48%

A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Executivo federal subiu e empatou com a desaprovação. Agora, as duas avaliações tem 48%, segundo pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11). Em julho, quando o último levantamento foi divulgado, 46% diziam aprová-lo e 50% pensavam o contrário.

Em abril deste ano, as avaliações quase empataram, com 49% de desaprovação e 48% de aprovação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.

A pesquisa ouviu 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades entre segunda-feira (8) e terça-feira (9).

Avaliação do governo

Já a avaliação do governo subiu para 33% — o maior índice do ano —, perante a reprovação de 38%. 

O Datafolha mostra que o perfil da aprovação do governo manteve as linhas gerais do eleitoral do petista: Lula é mais bem avaliado entre nordestinos (45% de ótimo/bom), menos escolarizados (40%), entre quem tem de 45 a 59 anos (40%) e mais pobres (39%).

Do outro lado, os que reprovam seu trabalho são, em maioria, os sulistas (52%), os evangélicos (52%), os mais ricos (de 47% a 51% entre as três faixas com renda acima de 2 salários mínimos mensais) e quem tem curso superior (46%).

A pesquisa demonstra que, em comparação com julho, a avaliação do petista pulou de 38% para 45% de ótimo/bom no seu fiel eleitorado do Nordeste, segmento com margem de erro de quatro pontos.

Leia mais

Variedades
Saem primeiras imagens de Jim Caviezel como Jair Bolsonaro
Agronegócio
Produtor trava vendas, mercado estagna e semana fecha com soja parada no Brasil
Variedades
Brasileirão: em oitavo, São Paulo ainda pode garantir vaga na Libertadores
Variedades
Brasileirão: veja a tabela atualizada após a 38ª rodada
Esportes
Internacional se salva na última rodada; Fortaleza e Ceará caem
Esportes
Bortoleto mira 2026: ‘Lutar por coisas maiores’

Mais lidas hoje