Damares divulga lista de igrejas e pastores citados em requerimentos da CPMI do INSS

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou, nesta quarta-feira (14), uma relação de igrejas e líderes evangélicos que são alvo de pedidos de convocação, convite ou quebra de sigilo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida foi tomada em resposta a uma cobrança pública feita pelo pastor Silas Malafaia. O líder religioso publicou um vídeo nas redes sociais exigindo que a senadora apresentasse nomes e provas, após Damares ter afirmado, em entrevista ao SBT News no último domingo (11), que “grandes igrejas” e pastores estariam envolvidos em esquemas de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

Na ocasião, Malafaia classificou as declarações como “graves” e desafiou a parlamentar a “dar os nomes” ou “calar a boca”, argumentando que a liderança evangélica estava indignada.

Justificativas

Em nota, Damares Alves reiterou que os requerimentos apresentados à comissão baseiam-se em documentos oficiais, citando especificamente Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) e dados da Receita Federal. A senadora afirmou que, embora a possível participação de instituições religiosas nas fraudes lhe cause “desconforto e tristeza”, a CPMI possui o dever constitucional de apurar os fatos com imparcialidade.

Entre os nomes listados está o de Fabiano Campos Zettel, empresário, líder religioso e cunhado de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. O senador Rogério Correia (PT-MG), autor do pedido, justifica que a oitiva de Zettel é essencial para esclarecer sua proximidade com os envolvidos e a suposta participação do grupo “Golden Boys” em instituições religiosas e financeiras.

Outro nome de destaque é o do pastor André Machado Valadão, que possui pedidos de convocação para depoimento e transferência de sigilo.

Segundo a senadora, alguns requerimentos já foram aprovados pela comissão, enquanto outros aguardam análise dos parlamentares.

Empresário Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, preso pela PF nesta quarta-feira, durante a segunda fase da Operação Compliance Zero

Fabiano Campos Zettel, empresário, líder religioso e cunhado de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master

Confira a lista divulgada:

Igrejas (Pedidos de transferência de sigilo):

Adoração Church;

Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;

Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);

Igreja Evangélica Campo de Anatote;

Pastores e líderes religiosos:

André Machado Valadão: Convocação para depoimento e transferência de sigilo;

Fabiano Campos Zettel: Convite para comparecer à CPMI;

Cesar Belucci do Nascimento: Convite;

Péricles Albino Gonçalves: Convite;

André Fernandes: Convite;

Leia mais

Política
Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça
Variedades
Dupla é presa com Mounjaro roubado em carro furtado e com placas trocadas
Esportes
Goleiro Bruno cancela encontro com o filho Bruninho e cita ‘exigências’ da avó
Sorocaba
Semob altera sentido de tráfego em rua na Vila Progresso
Variedades
EUA concluem primeira venda de petróleo da Venezuela
Sorocaba
Startup residente no Parque Tecnológico de Sorocaba é a segunda empresa brasileira a vencer prêmio mundial de sustentabilidade

Mais lidas hoje