Coreia do Norte exibe novo míssil intercontinental em desfile militar

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou um grande desfile militar exibindo o novo míssil balístico intercontinental diante de funcionários de alto-escalção internacionais, informou a mídia estatal KCNA neste sábado (11).

O desfile, que começou na noite de sexta-feira (10), marcou o 80º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, partido no poder do país, e ocorreu após as comemorações de quinta-feira (9).

O premiê chinês, Li Qiang, o ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, bem como o chefe do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, foram vistos ao lado de Kim no desfile, enquanto outros estrangeiros assistiam.

No desfile militar, a Coreia do Norte, com armas nucleares, exibiu seu míssil balístico intercontinental Hwasong-20 mais avançado, descrito pela KCNA como o “sistema de armas nucleares estratégicas mais forte” do país.

A série Hwasong de ICBMs deu ao país a capacidade de atingir qualquer lugar no território continental dos EUA, mas ainda há dúvidas sobre a sofisticação de seu sistema de orientação para atingir um alvo e a capacidade da ogiva que ele carrega de resistir a reentrada atmosférica.

“O Hwasong-20 representa, por enquanto, a apoteose das ambições da Coreia do Norte em termos de capacidade de lançamento nuclear de longo alcance. Devemos esperar ver o sistema testado antes do final deste ano”, disse Ankit Panda, do Carnegie Endowment for International Peace, sediado nos EUA.

“O sistema foi provavelmente projetado para o lançamento de múltiplas ogivas […] Múltiplas ogivas aumentarão a pressão sobre os sistemas de defesa antimísseis americanos existentes e ampliarão o que Kim considera necessário para alcançar efeitos dissuasivos significativos contra Washington.”

Outras armas em exibição incluíam mísseis balísticos hipersônicos, mísseis de cruzeiro, um novo tipo de lançador múltiplo de foguetes e um lançador de drones suicidas, disse Hong Min, analista sobre Coreia do Norte no Instituto Coreano para a Unificação Nacional.

No desfile militar, Kim fez um discurso no qual expressou “caloroso incentivo” às tropas norte-coreanas em operações no exterior, acrescentando que o heroísmo militar não será visto apenas na defesa da Coreia do Norte, mas também em “postos avançados da construção socialista”, disse a KCNA.

“Nosso exército deve continuar a se tornar uma entidade invencível que destrua todas as ameaças”, disse Kim.

O líder norte-coreano conversou mais cedo na sexta-feira com Medvedev, que disse que o sacrifício de soldados norte-coreanos lutando pela Rússia em sua campanha militar na Ucrânia comprovou a confiança nas relações entre os dois países.

Kim disse a Medvedev que espera continuar fortalecendo a cooperação com a Rússia e se envolver estreitamente em diversos intercâmbios para alcançar objetivos comuns, informou a KCNA.

Vietnã e Coreia do Norte também assinaram acordos de cooperação em diversas áreas, incluindo entre seus ministérios da Defesa, Relações Exteriores e Saúde, informou a KCNA, sem dar mais detalhes.

Leia mais

Esportes
Bortoleto mira 2026: ‘Lutar por coisas maiores’
Variedades
SP: homem é preso após tentativa de assalto a carro de luxo na Vila Olímpia
Política
Termo usado por Flávio Bolsonaro escancara chantagem, diz Lindbergh
Sorocaba
Detran, Semob e PM realizam a Operação “Direção Segura Integrada” (ODSI) na noite de sábado (6)
Variedades
Comissão da Câmara aprova obrigação de selo de origem em itens exportados
Esportes
Conheça Lando Norris, novo campeão mundial de F1

Mais lidas hoje