O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) escolheu o coronel da Polícia Militar Henguel Ricardo Pereira como novo secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP). Henguel assumirá o posto no lugar do coronel Paulo Maculevicius Ferreira. A nomeação será publicada no Diário Oficial ainda nesta semana.
Atual secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, o coronel será o número 2 no comando da Segurança Pública, pasta comandada desde dezembro pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves.
O coronel deixará os cargos na Casa Militar e na Defesa Civil. O Palácio dos Bandeirantes ainda não definiu os nomes dos substitutos, algo que também será anunciado nesta semana.
Henguel assumiu a Casa Militar e a coordenação da Defesa Civil paulista em 2022, ainda na gestão de Rodrigo Garcia (ex-PSDB). Ele se transferiu para a reserva no último dia 30 de janeiro, depois de quase 40 anos na Polícia Militar.
Como oficial, Henguel atuou em casos de repercussão, como o incêndio no Memorial da América Latina, em 2013, e a queda do avião da TAM, em 2007.
O coronel também foi um dos militares investigados pelo episódio conhecido como Operação Castelinho, que matou 12 suspeitos de integrarem a facção Primeiro Comando da Capital, em 2002.

