Conta de luz mais barata: Aneel anuncia bandeira verde para janeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde. Ou seja, não terá custo extra na conta de energia elétrica do primeiro mês do ano.

A agência reguladora informou que o volume de chuvas registrado em novembro e dezembro contribuiu para a elevação do nível dos reservatários das usinas. “Não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, disse a Aneel.

Para dezembro, a agência estipulou bandeira tarifária amarela. Isso significa que, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido, foi gerado uma cobrança extra de R$ 1,88. No mês anterior, estava vigente a categoria vermelha patamar 1, que resultou em custo adicional de R$ 4,46 a cada 100kWh.

Criado em 2015, o mecanismo de bandeiras tarifárias indica ao consumidor o custo real de energia no Brasil. O sistema considera a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração, como termelétricas. Quando a produção de energia fica mais cara, há a cobrança extra.

Leia mais

Esportes
Palmeiras vence o Santos por 1 a 0 com gol de Allan
Variedades
‘Evidências’ é a música mais reproduzida em shows pelo Brasil em 2025; confira lista
Variedades
Lula sanciona orçamento com previsão de superávit em ano eleitoral
Sorocaba
Aparecidinha recebe nova unidade de Ecoponto no município
Variedades
Galípolo se encontra com Andrei Rodrigues na sede da PF
Variedades
Conheça Hamnet, um dos filmes cotados para o Oscar 2026

Mais lidas hoje