Conmebol cancela Independiente x Universidad de Chile, pela Sul-Americana; decisão será na Justiça

A Conmebol comunicou na madrugada desta quinta-feira (21) o cancelamento do duelo entre Independiente e Universidad de Chile, pelas oitavas de final da Sul-Americana. O jogo de volta, disputado no estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, terminou em confusão entre torcedores no intervalo.

➡️ Internacional x Flamengo: atraso por papel picado gera punições?

A partida foi paralisada com empate por 1 a 1, resultado que classificaria a La U, já que a equipe chilena venceu a ida por 1 a 0. Possíveis punições e a decisão esportiva de quem avança às quartas de final — ou exclusão dos times da competição — serão divulgadas por órgãos judiciais da Conmebol.

Confira a nota da Conmebol

“A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, em função da falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais de segurança, que garantem a continuidade do partido entre Independiente (ARG) e Universidade do Chile (CHI) nos Oitavos de Final da CONMEBOL Sul-Americana 2025, dito encontro queda cancelada.

Assim mesmo, acrescentou que, tendo em conta que foi cumprido com o estabelecido no Manual de Clubes para situações semelhantes, se a situação for subsanada, procederá ao cancelamento do partido e o caso será derivado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações.

Todas as informações dos acontecimentos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.”

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Entenda o caso

O duelo entre Independiente Universidad de Chile nesta quarta-feira (20), válido pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, foi suspenso por conta de confusão na arquibancada visitante do estádio Libertadores de América, em Avellaneda (ARG). Torcedores da La U teriam colocado fogo em objetos durante o intervalo da partida, empatada por 1 a 1, e parte da torcida da casa invadiu o setor adversário para responder com agressões.

O time chileno abriu o placar aos 11 minutos com Assadi, e Montiel empatou para os mandantes aos 27 do primeiro tempo. Segundo o jornal argentino “Olé”, a confusão começou com torcedores da Universidad de Chile incendiando objetos no setor visitante e arremessando cadeiras em direção à torcida adversária.

Alguns torcedores argentinos chegaram a invadir o campo em busca de segurança. Outros, cruzaram a grade que separava as torcidas para retaliar as ações dos visitantes. Houve também relatos de pedras e barras de ferro lançadas pelos chilenos contra os rivais. Em imagens compartilhadas nas redes sociais, hinchas da La U aparecem pulando da arquibancada para fugir das agressões dos “rojos”.

O segundo tempo chegou a começar, mas a partida foi novamente paralisada após dois minutos, já que o clima continuava tenso nas arquibancadas. Após 20 minutos de espera, a arbitragem mandou os jogadores para os vestiários e também deixou o gramado. O sistema de som do estádio ordenou a saída imediata da torcida visitante. Mais tarde, a partida foi oficialmente suspensa.

➡️ Argentinos reagem a Mastantuono no Real Madrid: ‘Zidane’

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje