Comissão da Câmara aprova projeto que facilita compra de primeira arma

A CPS (Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), um projeto que institui o “Programa Minha Primeira Arma”.

De autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS), a ideia é facilitar o acesso à primeira arma de fogo no país com intuito de fortalecer a legítima defesa.

O projeto prevê a isenção de tributos federais como o IPI (Imposto de Importação), PIS e CONFINS para aqueles que adquirirem a primeira arma de fogo de uso permitido.

Segundo Pollon, “não há qualquer racionalidade econômica ou social que justifique tamanho peso tributário sobre um instrumento de autodefesa individual, sobretudo quando adquirido por quem cumpre todos os requisitos legais, como avaliação psicológica, comprovação de aptidão técnica, antecedentes criminais negativos e autorização formal da Polícia Federal ou do Exército”.

Conforme o projeto, a execução do programa ficaria sob responsabilidade de um comitê interinstitucional, com representantes dos ministérios da Justiça, Fazenda e Defesa e também de instituições como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Polícia Federal e Exército Brasileiro.

A proposta ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser apreciada no plenário.

Leia mais

Variedades
STM dá 10 dias para Bolsonaro apresentar defesa sobre perda de patente
Política
‘Difícil, cada um tem seus interesses’, diz Valdemar sobre alinhamento com Kassab
Sorocaba
Ação no Cras Cajuru alerta sobre os perigos do uso excessivo de álcool e outras drogas
Variedades
Atacante da Espanha rompe ligamento do joelho e deve perder a Copa do Mundo
Política
Defesa de Bolsonaro vai fazer novo pedido de prisão domiciliar, diz Carlos
Sorocaba
Curso “Comece seu Planejamento Financeiro” segue com inscrições abertas até quinta-feira (12)

Mais lidas hoje