Com disparos de mísseis, voos de caças e ronco de blindados, a Marinha do Brasil realizou, nesta terça-feira (16), um treinamento de guerra.
A Operação Atlas Armas Combinadas contou com a participação de cerca de 2.500 militares, além de 180 veículos e aeronaves. O exercício ocorreu no Campo de Instrução de Formosa (GO).
Entre as aeronaves, sobrevoaram a área de operação os caças AF-1 e o Super Tucano, que realizaram disparos. Os militares também simularam diferentes tipos de ações em combate.
Em uma das etapas da simulação, por exemplo, houve um ataque com obuseiros (uma espécie de canhão móvel de longo alcance) para dispersar o inimigo e abrir espaço para a entrada das tropas de infantaria.
A Marinha ainda realizou diversos lançamentos dos mísseis MAX 1.2 AC e apresentou o míssil antinavio Mansup. A atividade foi coordenada pelo Corpo de Fuzileiros Navais.
Em entrevista a jornalistas após o exercício militar, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, afirmou que se trata de uma operação de “substancial envergadura”.
A atividade faz parte da Operação Atlas, coordenada pelo Ministério da Defesa.
Iniciada em 30 de julho, a Atlas se estende até 6 de dezembro, reunindo as Forças Armadas em três fases: planejamento, deslocamento estratégico das tropas e ações táticas. Ao longo da Operação, essas atividades ocorrem nos estados do Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pará e Roraima.