Com a chegada do Carnaval e a expectativa de cerca de 65 milhões de turistas presentes nas festas, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) prepara uma operação especial, que começa nesta sexta-feira (13) e vai até a próxima quarta (18), nas rodovias do país.
A ação tem como objetivo fiscalizar condutas perigosas no trânsito, principalmente as que podem gerar acidentes graves.
De acordo com a corporação, além dos efetivos nas estradas, radares portáteis para controle de velocidade e intensificação dos testes com etilômetro serão usados como estratégias nos trabalhos.
Destinos mais procurados
Segundo dados do Ministério do Turismo, os 65 milhões de foliões devem se espalhar por todo o Brasil, especialmente nas cidades litorâneas. Destinos com sol e praias, além de regiões com experiências culturais típicas de carnaval, são as preferidas dos viajantes.
As cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) estão na liderança como as mais procuradas pelos turistas, seguidas de Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Porto de Galinhas (PE), que aparecem juntas na segunda posição. Já a capital Recife, aparece na terceira posição.
Guia para viajar com segurança no trânsito: veja principais dicas
Um pouco mais atrás, estão destinos como Fortaleza (CE), Mata de São João (BA) e São Paulo (SP), única cidade da lista que não tem roteiros litorâneos.
Porém, isso não é um impeditivo para que os foliões viagem para o destino. Na cidade, o que se destaca são as festas nas ruas, a grande quantidade de shows, além de eventos por toda a capital.
Já entre os destinos que tem crescido nos últimos tempos, estão lugares como Foz do Iguaçu (PR), Bonito (MS), Barreirinhas (MA) e Fernando de Noronha (PE). A escolha pelas cidades é impulsionada pela combinação entre natureza, experiências únicas e a sensação de que é possível “desacelerar” a rotina.
Sob supervisão de Tonny Aranha

