Colisão de bote com barco da guarda costeira mata 15 migrantes na Grécia

Pelo menos 15 migrantes morreram no Mar Egeu, perto da Grécia, na terça-feira (3), após a embarcação em que viajavam colidir com um navio da guarda costeira próximo à ilha de Chios, informou a autoridade marítima.

Um oficial da guarda costeira disse que avistaram um bote inflável transportando migrantes em direção a Chios, que fica a poucos quilômetros da costa da Turquia, e ordenaram que retornassem.

“Os contrabandistas manobraram em direção ao navio da guarda costeira, causando a colisão”, disse o oficial à agência de notícias Reuters.

A guarda costeira informou que 25 migrantes foram resgatados, mas uma delas, uma mulher, morreu posteriormente. Uma operação de busca e salvamento continua em andamento.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente como ocorreu a colisão. A nacionalidade dos migrantes não foi esclarecida.

Dois oficiais da guarda costeira ficaram feridos e foram levados para o hospital, disse um segundo oficial à Reuters. Testemunhas relataram que havia entre 30 e 35 pessoas a bordo, afirmou um funcionário do governo.

Grécia é destino de migrantes

A Grécia, situada no sudeste da União Europeia, tem sido há muito tempo uma porta de entrada privilegiada para a Europa para migrantes e refugiados do Oriente Médio, África e Ásia.

Em 2015–2016, a Grécia esteve na linha de frente da crise migratória europeia e quase um milhão de pessoas desembarcaram em suas ilhas, incluindo Chios, vindas da Turquia.

Nos últimos anos, as chegadas diminuíram e a Grécia endureceu sua postura em relação aos migrantes. Desde 2019, o governo de centro-direita reforçou os controles de fronteira com cercas e patrulhas marítimas.

A Grécia tem sido alvo de críticas devido ao tratamento dado a migrantes e refugiados que chegam por mar, incluindo um naufrágio em 2023 no qual centenas de migrantes morreram após o que testemunhas descreveram como uma tentativa da guarda costeira de rebocar o barco de pesca em que viajavam.

A agência de fronteiras da UE afirmou no ano passado que estava analisando 12 casos de potenciais violações de direitos humanos por parte da Grécia, incluindo algumas alegações de que migrantes solicitantes de asilo foram repelidos das fronteiras gregas.

A Grécia nega violar os direitos humanos ou expulsar à força solicitantes de asilo de suas costas.

Leia mais

Variedades
Polícia do RJ prende suspeito de roubo a motoboys
Sorocaba
Equipes do “HumanizAção” acolhem 17 pessoas em situação de rua nesta terça-feira (3)
Variedades
Cão Orelha: vídeo mostra adolescente voltando a condomínio após agressões
Variedades
Manchester City x Newcastle: horário e onde assistir à Copa da Liga Inglesa
Política
Bolsonaro pode perder aposentadoria do Exército, mas valor ficaria com Michelle
Esportes
De ofensa a orgulho: A história secreta dos apelidos dos times

Mais lidas hoje