Um homem de 27 anos, identificado como Odvan Pereira de Santana, conhecido como “Aluno”, apontado como líder do CV (Comando Vermelho) em Coração de Maria (BA) e chefe do grupo criminoso conhecido como “tropa do Aluno”, foi preso em Florianópolis (SC), na última segunda-feira (8).
Ele era procurado pela Justiça da Bahia e é investigado por ordenar execuções, determinar punições internas e coordenar ações de intimidação em Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana, municípios baianos.
Segundo a PCBA (Polícia Civil da Bahia), Aluno vivia na comunidade Chico Mendes, na capital catarinense, de onde seguia comandando a facção.
Mesmo residindo fora da Bahia, ele utilizava aplicativos de mensagens e ligações telefônicas para transmitir ordens ao grupo, que contava com gerentes encarregados da venda de drogas e da administração cotidiana das atividades criminosas no interior baiano.
Entre os crimes atribuídos ao investigado está o feminicídio de Rebeca Barbosa, ocorrido em outubro de 2025. O inquérito aponta que a ordem para a execução partiu dele por telefone, após a solicitação de um subordinado. O homem também é responsabilizado por autorizar tentativas de homicídio, sequestros e cárcere privado, além de decidir sobre conflitos internos e mortes de rivais.
Após a prisão, a polícia informou que solicitou a transferência do acusado para a Bahia, onde responderá pelos crimes de feminicídio, tentativa de homicídio e organização criminosa.
A operação foi conduzida pela Delegacia Territorial de Coração de Maria, da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Amaro), com apoio da polícia civil e militar de Santa Catarina, incluindo equipes do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do Tático do 22º Batalhão.

