Certificado que facilita exportação de produtos vegetais atinge 20 mil emissões

Lançado em maio de 2024, o Certificado Fitossanitário Eletrônico (e-Phyto), implementado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ultrapassou, na última segunda-feira (18), a marca de 20 mil emissões.

A certificação obrigatória, conforme a Portaria nº 749/2024, é voltada à exportação de produtos vegetais. De acordo com o ministro Carlos Fávaro, a ferramenta funciona como um verdadeiro passaporte das mercadorias, garantindo a sanidade dos produtos no comércio internacional.

Segundo ele, o processo está sendo modernizado para ganhar agilidade, eliminando a necessidade de papéis e carimbos.

O e-Phyto, termo que corresponde à abreviação de “electronic phytosanitary certificate”, foi desenvolvido pelo Mapa em parceria com a Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIPV) e tem como objetivo substituir os certificados em papel por versões digitais seguras e padronizadas, fortalecendo o comércio internacional com maior agilidade e menos burocracia nas negociações.

De acordo com o Mapa, desde a primeira emissão, em 16 de janeiro deste ano, 447 empresas já utilizaram o sistema para exportar seus produtos de origem vegetal, com certificações realizadas em 61 pontos dentro de portos e aeroportos de todo o país.

Os certificados foram destinados a 52 países e abrangeram 56 produtos vegetais diferentes, como frutas, grãos e sementes.

Conforme nota do Ministério, o e-Phyto tem se mostrado um importante facilitador para as exportações brasileiras de produtos vegetais, trazendo mais agilidade, segurança e rastreabilidade ao processo de certificação.

A expectativa do Mapa é de que, com o avanço da digitalização, o número de emissões continue crescendo nos próximos meses, ampliando o acesso dos produtos agrícolas brasileiros aos mercados internacionais com um padrão eficiente e reconhecido em comparação ao modelo convencional anterior.

Leia mais

Variedades
Real Time: Rayssa Furlan e Randolfe lideram corrida ao Senado pelo AP
Variedades
STF inicia hoje julgamento do grupo acusado de planejar minuta do golpe
Variedades
Reunião de Flávio com presidentes de PP e União termina sem apoio definido
Variedades
Bola de Prata e Prêmio Brasileirão divergem sobre seleção; veja diferenças
Agronegócio
Mais de 680 mil sacas de café não foram embarcadas em outubro por defasagem portuária
Política
Câmara de SP aprova em 2º turno projeto que regulamenta mototáxi

Mais lidas hoje