O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) alertou, nesta quarta-feira (17), para o risco de deslizamentos de terra em áreas do Sudeste do país devido à continuidade das chuvas intensas.
Segundo o órgão, os acumulados elevados já registrados, somados à previsão de novas pancadas ao longo do dia, aumentam a possibilidade de movimentos de massa, especialmente em regiões vulneráveis dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no sul do Espírito Santo.
Carros são arrastados após fortes chuvas em Petrópolis (RJ); veja vídeos
No território paulista, a atenção se volta para a Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e litoral norte. No Rio de Janeiro, o alerta abrange todo o estado, com destaque para a Região Serrana, enquanto em Minas Gerais, as áreas de maior atenção incluem a Região Metropolitana de Belo Horizonte e a Zona da Mata.
Ainda de acordo com o Cemaden, a previsão meteorológica indica a manutenção das chuvas, que podem ocorrer em forma de pancadas fortes e localizadas, gerando novos acumulados ao longo do dia.
Esse cenário aumenta a probabilidade de deslizamentos pontuais e esparsos, especialmente em taludes de rodovias e em áreas urbanas vulneráveis, onde os volumes de chuva forem mais expressivos.
*Sob supervisão de Pedro Osorio

