CBF ajusta calendário de 2025 devido a possível participação brasileira no Intercontinental

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou mudanças no calendário das competições nacionais de 2025. O Campeonato Brasileiro terminará mais cedo, em 7 de dezembro, enquanto a Copa do Brasil, antes prevista para novembro, será estendida até 21 de dezembro e encerrará a temporada. A alteração tem como objetivo evitar conflitos de datas e viabilizar a participação de um eventual campeão da Libertadores na Copa Intercontinental da Fifa, que começa em 10 de dezembro. O representante sul-americano estreará contra o Cruz Azul, do México.

Pelas novas definições, quatro rodadas do Brasileirão — 27, 29, 31 e 33 — foram adiantadas para outubro e novembro, em datas que antes seriam ocupadas pela Copa do Brasil (5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro). Com isso, a última rodada da Série A acontecerá em 7 de dezembro, duas semanas antes do previsto inicialmente. Segundo a CBF, a medida permitirá também que a maioria dos clubes encerre a temporada com antecedência, dando mais tempo de descanso aos atletas antes de 2026.

Com a mudança, as fases decisivas da Copa do Brasil foram transferidas para dezembro. As semifinais ocorrerão nos dias 10 e 14, e a final será disputada em dois jogos, nos dias 17 e 21. Existe ainda a possibilidade de a ida das semifinais ser realizada em 26 de novembro. O novo calendário só foi possível após a eliminação do Botafogo da Libertadores. Até então, havia risco de conflito de datas caso o clube seguisse vivo nos dois torneios nacionais e na competição da Conmebol.

A Copa Intercontinental terá o mesmo formato de 2024: o campeão da Libertadores precisará vencer três partidas para conquistar o título. O estreante sul-americano jogará em 10 de dezembro. Se avançar, encara Al-Ahli (Arábia Saudita), Pyramids (Egito) ou Auckland City (Nova Zelândia) no dia 13. A final contra o PSG está marcada para 17 de dezembro. Flamengo, Palmeiras e São Paulo ainda estão vivos na Libertadores e, portanto, podem disputar o torneio internacional

De acordo com a CBF, além de adequar as competições ao cenário internacional, a medida garante maior visibilidade para a Copa do Brasil, que passará a encerrar oficialmente o calendário do futebol brasileiro em 2025.

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje