Cautela define o início da semeadura de soja em MT e PR

Um dos temas abordados no programa Soja Brasil desta sexta-feira (19) foi o fim do vazio sanitário e o início do plantio da safra 2025/26. A semeadura já começou em 16 estados do país e, em Mato Grosso, maior produtor nacional, os trabalhos tiveram início no dia 7 de setembro. Na fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Água Boa, no Vale do Araguaia, a primeira etapa contemplou apenas a área irrigada, que recebeu as primeiras sementes.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

De acordo com Lucas Beber, presidente da Aprosoja-MT, a principal preocupação no estado neste início de safra é a estiagem. “As chuvas ainda não vieram e não regularizaram. A previsão é que comecem a chegar após a segunda quinzena de setembro e que até o final de outubro fiquem regulares, trazendo mais segurança para o plantio”, afirmou.

Beber reforça que os produtores devem aguardar a umidade ideal do solo e manter acompanhamento agronômico para reduzir riscos de perdas de sementes e falhas no estabelecimento das lavouras.

Semeadura de soja no Paraná

No Paraná, apesar da liberação do plantio, os agricultores estão cautelosos. Segundo o presidente da Aprosoja Paraná, Eduardo Cassiano, houve redução na adoção de tecnologias, fertilização mais limitada e busca por variedades de menor custo, devido ao encarecimento dos insumos. Ele estima aumento entre 6% e 8% nos custos em relação ao ano passado.

Em outubro, outras regiões do país, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e parte do Maranhão, também estarão liberadas para a semeadura.

Momento ideal

O pesquisador da Embrapa Soja, César de Castro, destaca que o momento é oportuno para reforçar os cuidados com o solo. Ele lembra que práticas como análise, calagem e gessagem são conhecidas há mais de um século, mas ainda são pouco utilizadas. “A calagem, por exemplo, é fundamental para corrigir o pH do solo e aumentar a eficiência dos fertilizantes. A recomendação é que os produtores sigam orientações técnicas específicas para cada área antes de avançar no cultivo”, orienta.

Leia mais

Variedades
PF apura desvio de verbas da Lei Paulo Gustavo por servidores em PE e PB
Variedades
Menino de 8 anos fica preso entre pilares de concreto em SC
Variedades
Chefe da Funai sob Bolsonaro é condenado à prisão por perseguir servidores
Variedades
Vitor Roque merece ser convocado para a Seleção? Abel Ferreira responde
Variedades
Árbitro “expulsa” jogadores por engano em Cruzeiro x Atlético-MG
Agronegócio
Em um dia, arroba do boi gordo aumenta quase R$ 8 em Minas Gerais

Mais lidas hoje